Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto está em espaço simples nos elementos pré e pós textuais, e espaço 1,5 nos elementos textuais; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Pesquisas envolvendo seres humanos – A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos e aprovados pelo Conselho de Ética.  Tais artigos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento constando do último parágrafo da seção Método do artigo e a aprovação do Conselho de Ética.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA EDIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

A Fasem Ciências estabelece as normas abaixo para edição e apresentação de artigos científicos com o objetivo de prover banco de artigos para exame e possível publicação em sua revista.

1 CONTEÚDO

Os artigos devem conter de 10 a 15 laudas correspondente aos elementos textuais. Seus elementos básicos deverão obedecer aos itens abaixo:

a) elementos pré-textuais:

- títtulo;

- subtítulo (se houver);

- autoria (incluindo currículo e email para contato no rodapé);

- resumo na língua vernácula;

- palavras-chave;

- resumo em língua estrangeira (inglês);

- palavras-chave em língua estrangeira.

b) elementos textuais:

- introdução, com apresentação do tema, problema, possíveis hipóteses, objetivos e justificativa da comunicação;

- desenvolvimento, com apresentação do referencial teórico metodológico utilizado na pesquisa, os resultados obtidos e a discussão do assunto;

- conclusão, com destaque para as aplicações, implicações práticas e relevância sócio científica da produção, além da indicação das possibilidades de repetição da experiência.

c) elementos pós-textuais:

- referências, segundo ABNT NBR 6023:2002;

- glossário, elemento opcional mas relevante segundo a natureza da pesquisa e da linguagem empregada no artigo;

- apêndices, opcional mas importante para o leitor que queira repetir a experiência;

- anexo, elemento opcional.

2 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

 

Os artigos obedecem as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e resoluções do corpo editorial da Fasem Ciências.

Os itens abaixo relacionados têm caráter normativo e geral:

  • O tema central do artigo deve estar ligado a qualquer área do conhecimento científico devendo ser objetivo e sugestivo à prática da leitura;
  • O texto deve ser digitado em programas de editores de textos, formato A4, fonte Arial;
  • Os elementos textuais devem ter espaçamento 1,5 nas entrelinhas, fonte tamanho 12, porém as citações longas devem ser em fonte 11 e notas de rodapé 10;
  • Os elementos pré e pós-textuais devem ser digitados com espaçamento simples (1,0) nas entrelinhas;
  • O título do artigo deve ser breve, específico e descritivo, contendo palavras que representem o conteúdo do texto.
  • Na primeira lauda deve constar um resumo, de caráter informativo, com o mínimo de 100 (cem) e no máximo 250 (duzentos e cinqüenta) palavras, sem epigrafes.
  • As notas devem vir indicadas no corpo do artigo, em numeração sequencial, imediatamente após a frase a que dizem respeito. As notas poderão vir no final do texto ou no rodapé.
  • A paginação deve vir no canto superior direito;
  • As referências bibliográficas devem ser indicadas no final do texto e separadas entre si por um duplo enter.
  • O trabalho poderá ter mais de um autor, mantida a fidedignidade da autoria.

3 NORMAS PARA EDIÇÃO

 

3.1 FORMATO

 

Papel: A4;

Fonte: Arial 12 para texto; Arial 10 para legendas de ilustrações, notas de rodapé; Arial 14 para o título e subtítulo do artigo.

Espaçamento: 1,5 nas entrelinhas para os elementos textuais e 1,0 para os pré e pós textuais.

Parágrafo: 1,5cm da margem esquerda;

Margens: superior e lateral esquerda: 3cm. Inferior e lateral direita: 2cm.

3.2 TÍTULO E SUBTÍTULO DO TRABALHO

Título: centralizado, em maiúsculas, em negrito; fonte 14;

Subtítulo: centralizado, abaixo do título, em maiúsculas, sem negrito, fonte 14.

3.3 AUTORIA

Nome(s) do(s) autor(es): sem negrito, à margem direita, fonte 12, seguido do número indicativo da nota de rodapé;

Titulação e instituição que pertence: em nota de rodapé, fonte 10;

Endereço eletrônico, telefone e fax: em nota de rodapé, fonte 10.

3.4 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

Resumo: abaixo da autoria; parágrafo único, com 100 a 250 palavras, fonte 11;

Palavras-chave: de três a seis, fonte 11, separadas entre si por ponto final.

3.5. ABSTRACT E KEYWORDS

Abstract: tradução do resumo para língua inglesa.

Keywords: tradução das palavras-chave para língua inglesa.

3.6 ARTIGO

Dividido em itens e em subitens à esquerda, com numeração progressiva.

1INTRODUÇÃO (Seções primárias: fonte 12, maiúsculas e negrito)

2 MMMMMMMM

2.1 Mmmmmmm (Seções secundárias: fonte 12, maiúsculas/minúsculas e negrito)

3 MMMMMMM

3.1 Mmmmm

3.1.1 Mmmmmm (Seções terciárias: fonte12, maiúsculas/minúsculas, negrito e itálico)

3.1.2 Mmmmmm

3.1.2.1 Mmmmmm (Seções quaternárias: fonte 12, maiúsculas/minúsculas e itálico)

3.1.2.1.1 Mmmmmmmm (Seções quinárias: fonte 12, maiúsculas/minúsculas)

4 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO

APÊNDICES

ANEXOS

 

3.6.1 Abreviaturas, siglas e símbolos

 

Abreviaturas e Siglas: por extenso e abreviatura ou sigla entre parênteses na primeira citação;

Símbolos: utilizar o sistema internacional.

3.6.2 Equações e fórmulas

 

Alinhadas à esquerda e destacadas no texto, com espaço duplo nas entrelinhas e numeradas quando necessário.

3.6.3 Ilustrações

 

Cada ilustração deverá ser identificada pela palavra designativa, como Gráfico, Esquema, Quadro, Mapa, Fotografia etc., numerada seqüencialmente em algarismo arábico. O título deve ser centralizado na parte superior da ilustração e a fonte localizada na parte inferior, ambos em fonte 11.

Exemplo:

Mapa 1 - Localização da barragem

 

Fonte: (Internet)

Tabelas

 

Numeradas em algarismo arábico e separado por traço do título que deverá estar na parte superior, em fonte 11. A tabela deve ser aberta nas laterais e conter dados estatísticos. Na parte inferior deverá ser informada a fonte consultada para elaboração da tabela.

3.6.4 Citação bibliográfica

 

Ver normas para citação do sistema autor-data na ABNT NBR 10520:2005. A indicação da página na citação somente é obrigatória quando for transcrita do documento consultado (citação direta).

a) Quando um trabalho com um, dois ou três autores for citado no texto, deve-se usar a seguinte forma:

Silva (1995) enfoca...

Tem sido mostrado que... (SILVA, 1992).

Campos e Lima (1992) mostram que...

Tem sido mostrado que... (CAMPOS; LIMA, 1992).

Silva, Campos e Lima (1992) mostram que...

Tem sido mostrado que... (SILVA; CAMPOS; LIMA, 1992).

b) Quando o trabalho tem mais de três autores, citar o primeiro seguido da palavra et al. Exemplo: Vieira et al. (1996) apresentam...

c) Trabalhos publicados no mesmo ano, pelos mesmos autores, usar as letras do alfabeto em ordem (de acordo com a lista das referências) junto ao ano da obra. Exemplo:

Silva (1995a; 1995b) afirma que...

3.7 REFERÊNCIAS

Seguir a NBR 6023:2002 mais recente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A lista de referências deve incluir somente os trabalhos citados no texto (inclusive das legendas das figuras e tabelas).

As referências deverão ser relacionadas em ordem alfabética de acordo com o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) principal(is), o(s) prenome(s) deve ser por extenso, se possível.

Digitada à margem esquerda, com sobrenome em maiúsculo e os prenomes em minúsculo.

Quando o(s) autor(es) tiver(em) mais de um trabalho citado usar um traço com 6 espaços no lugar do nome, sendo a ordem alfabética obedecida de acordo com o título.

Os títulos (livros) ou nome do periódico (periódicos) deverão ter destaque em negrito.

Exemplos:

a) Livro

CONDURÚ, Marise Teles; PEREIRA, José Almir Rodrigues. Elaboração de trabalhos acadêmicos: normas, critérios e procedimentos. 2. ed. Belém: NUMA/UFPA, EDUFPA, 2006.

b) Capítulo de livro

ENRíQUEZ, Gonzalo; SILVA, Maria Amélia; CABRAL, Eugênia. Estudo dos produtos naturais selecionados. In: ______. Biodiversidade da Amazônia: usos e potencialidades dos mais importantes produtos do Pará. Belém: NUMA/UFPA, 2003.

MORAES, Raimundo de Jesus Coelho de. Educação para a cidadania: participação no processo de gestão ambiental. In: OLIVEIRA, Maria Cristina César de. Meio ambiente, cidadania e lei. Belém: NUMA/UFPA, 2004.

c) Artigo em revista

PINTO, Lúcio Flávio. Amazônia: do Éden à porteira fechada. Revista NO+. Belém, v. 1, n. 1, p. 11-12, jan./jun. 2003.

d) Artigo em Anais

ALMEIDA, Wagner Fonseca de. Produtividade na área operacional de limpeza urbana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20., 1999, Rio de janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABES, 1999. p. 274.

3.8 GLOSSÁRIO - Elemento opcional.

3.9 APÊNDICES - Elemento opcional.

3.10 ANEXOS - Elemento opcional.

Resenhas

Serão submetidas a avaliação e possível publicação a resenha de livros científicos, técnicos e tecnológicos de visível interesse público para a comunidade acadêmica e científica com a finalidade de incentivar a leitura e propagação dos resultados de novas pesquisas.

As resenhas para publicação deverão conter as seguintes partes: a) uma parte introdutória contendo biografia resumida do autor do livro e apresentação do assunto principal (tema-problema-tese); b) uma parte de desenvolvimento com a apresentação do resumo da obra, seus principais aspectos, assuntos de suas partes, capítulos etc., que permita ao leitor um conhecimento panorâmico da obra; c) uma parte final, conclusiva, em que o autor da resenha deve relacionar as críticas e fazer seus comentários de modo ético e respeitoso, sempre com a finalidade de cativar o leitor da resenha para a leitura da obra na íntegra.

As resenhas de livros devem ter no máximo 5 laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês. Os elementos de identificação do autor da resenha no final da resenha indicando filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail, endereço para correspondência

Editorial

Apresentação da revista elaborada pelo Editor Gerente.

Sumário

Apresentação do Sumário da Edição da Revista.

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