Desafios na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: Perspectiva do Graduando

Resumo

Este artigo resulta de um estudo sobre os desafios enfrentados pelos alunos de graduação na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo do trabalho é correlacionar os conhecimentos e dificuldades em relação a elaboração do TCC e da relação professor-aluno. Para a elaboração do TCC o aluno e a IES devem estar unidos em um só propósito utilizando de suas competências educacionais sob orientação de um docente disposto a desenvolver a pesquisa cientifica de maneira explorar as experiências vividas e sendo capaz de enriquecer a vida intelectual do discente, com conhecimentos novos e novas experiências. O presente estudo contempla procedimentos técnicos metodológicos de uma pesquisa bibliográfica. Através de revisão bibliográfica pode-se estabelecer e denominar que para a elaboração do TCC o discente necessita desenvolver suas competências educacionais, sendo portando analisados materiais científicos inerentes a temática proposta. Fica, portanto, evidente que o discente necessita de orientação adequada por parte do docente de maneira que a realização do TCC se torne prazerosa para o aluno.

Referências

ARAUJO, Claisy Maria Marinho; RABELO, Mauro Luiz. Avaliação Educacional: a abordagem por competências. 2015. Avaliação Campinas. Sorocaba – SP, vol. 2, p. 443-466, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v20n2/1414-4077-aval-20-02-00443.pdf.

BORBA, Jaqueline Sanson de; MARTINS, Letícia Martins de; SILVA, Ricardo Muniz Muccillo da; JUNIOR, Evaldo Reis Furtado. A definição dos conhecimentos, habilidades e Atitudes na formação de administradores na percepção de gestores, acadêmicos e legal. VIII Congresso Virtual Brasileiro – Administração, São Paulo. 2011. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2917.pdf>.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.Competências, conhecimentos e valores na concepção curricular do novo ensino médio. [2015?]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/competencias.pdf>

CHIARATO, Ana Claudia; OTTO, Floriza Taira; FORNO, Leticia Fleig Dal; CANCIAN, Wainer Cristiano. Competências educacionais para a promoção do conhecimento no contexto educacional. VII Congresso Internacional de Conhecimento e inovação. Foz do Iguaçu – PR, set. 2017. Disponível em:

<http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/294>.

COSTA, Luana Rafaela da; SILVA, Maria Aparecida Alves da. Dificuldades vivenciadas na elaboração de artigos científicos: percepção de discentes do curso de licenciatura em matemática da UFPE-CAA. III Congresso Nacional de Educação– CONEDU, Natal – RN, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7330_17082016160407.pdf>.

DIAS, Cilene Marcondes. A realização do trabalho de Conclusão de Curso: A perspectiva dos estudantes do curso de pedagogia da UEL. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/CILENE%20MARCONDES%20DIAS.pdf>.

FACHIN, Odilia. Fundamentos da Metodologia -6. ed. Revista e atualizada pela norma da ABNT 14724. Pesquisa Metodologia 2. Ciências. São Paulo: Saraiva, 2017.

FREITAS,Samille Maria Bandeira;CHAVES, Talita Lúcio; CARVALHO, MexamLysia Soares; COSTA, Christefany Régia Braz; MAYNART, Willams Henrique da Costa. Dificuldades Vivenciadas na construção do TCC: Percepção de estudantes e egressos de um curso de graduação em enfermagem. 17º Simpósio Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal, jun. 2013. Disponível em: <http://www.abeneventos.com.br/anais_senpe/17senpe/pdf/1782co.pdf>.

HATAE, Ricardo Takazu; COSTA, Rogério Homem da, LOURENSO, Reinaldo. A utilização da metodologia PM Canvas para o gerenciamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Guarulhos, São Paulo, [2015?]. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/109/original/a_utiliza%c3%87%c3%83o_da_metodologia_pm_canvas_para_o_gerenciamento_de_trabalhos_de_conclus%c3%83o_de_curso.pdf?1445880276

LIMA, Valéria Vernaschi; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz; PADILHA, Roberto de Queiroz; GOMES, Romeu; Hortale, Virginia Alonso. Ativadores de processos de mudança: uma proposta orientada à transformação das práticas educacionais e da formação de profissionais de saúde. Ciências & Saúde Coletiva. São Carlos – SP, vol. 20(1), p. 279-288, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v20n1/pt_1413-8123-csc-20-01-00279.pdf>.

MOURÃO, Luciana; ESTEVES, Vera Vergara. Ensino Fundamental: das competências para ensinar às competências para aprender. Ensaio: avaliação política pública Educacional. Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 497-512, jul./set. 2013. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v21n80/a06v21n80.pdf

NAJJAR, Enise Cássia Abdo; ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Competências e Habilidades para Pesquisa em estudantes de graduação de terapia ocupacional. Ciências & Saúde. Vol. 14(3), p. 145-159, Belém, Pará. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n3/v14n3a12.pdf>.

PEREIRA, Ana Altina Cambuí; SILVA, Maria de Lourdes Reis da. O trabalho de conclusão de curso: constructo epistemológico no currículo formação, valor e importância. Laboratório de Pesquisa Multimeios, Salvador, Bahia. [2012?]. Disponível em: <http://fedathi.multimeios.ufc.br/rides/phocadownload/artigos_iiienforsup_adicionais.pdf>.

RADAELLI, Mara Regina Rosa. Aplicativos em dispositivos móveis: uma proposta inovadora de lousa digital na formação de professores. Programa de pós-graduação em tecnologias educacionais em rede - Mestrado profissional. Santa Maria- Rio Grande do Sul, 2016. Disponivel em: http://coral.ufsm.br/ppgter/images/Dissertaco_final_Mara_Radaelli.pdf

REIMER, Ivoni Richter. Trabalhos acadêmicos: modelos, normas e conteúdos. São Leopodo, Oikos. Vol. 1, p.112, 2014.

SCALLON, Gérard. Avaliação Da Aprendizagem Numa Abordagem Por Competências. ed. Pucpress, 2015. Curitiba. PR.

b

Downloads

Publicado

2018-12-12