PERSPECTIVA VIGOSTKIANA SOBRE A DICOTOMIA LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • rosemeire soares de souza paulo Faculdade Cambury

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Zona de Desenvolvimento Real e Potencial.

Resumo

A alfabetização é um processo que não se encerra nunca. Por uma trajetória expressiva foi considerado apenas como processo de codificação e de decodificação. Portanto, para completá-lo, surge a proposta pedagógica do letramento. Trabalhar nessa direção consiste em introduzir o estudante em um ambiente letrado com tipos de textos variados que circulam na sociedade, como propaganda, bula de remédio, tirinhas, parlendas, dentre outros. Diante dessa reflexão, a presente pesquisa busca demonstrar a possibilidade de um trabalho eficiente de alfabetizar/letrar, se o profissional da educação vislumbrar seu papel no processo de mediação. Para tanto, verifica-se a dicotomia alfabetização/letramento dentro das perspectivas teóricas sobre o processo de ensino-aprendizagem apresentadas nos estudos de Vigotski.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Zona de Desenvolvimento Real e Potencial.

 

Biografia do Autor

rosemeire soares de souza paulo, Faculdade Cambury

Letras - Literatura e Redação

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

DE SOUZA PAULO, rosemeire soares. PERSPECTIVA VIGOSTKIANA SOBRE A DICOTOMIA LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 10, p. 50–60, 2018. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/108. Acesso em: 3 dez. 2024.