PERSPECTIVA VIGOSTKIANA SOBRE A DICOTOMIA LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Zona de Desenvolvimento Real e Potencial.Resumo
A alfabetização é um processo que não se encerra nunca. Por uma trajetória expressiva foi considerado apenas como processo de codificação e de decodificação. Portanto, para completá-lo, surge a proposta pedagógica do letramento. Trabalhar nessa direção consiste em introduzir o estudante em um ambiente letrado com tipos de textos variados que circulam na sociedade, como propaganda, bula de remédio, tirinhas, parlendas, dentre outros. Diante dessa reflexão, a presente pesquisa busca demonstrar a possibilidade de um trabalho eficiente de alfabetizar/letrar, se o profissional da educação vislumbrar seu papel no processo de mediação. Para tanto, verifica-se a dicotomia alfabetização/letramento dentro das perspectivas teóricas sobre o processo de ensino-aprendizagem apresentadas nos estudos de Vigotski.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Zona de Desenvolvimento Real e Potencial.
Referências
BARBOSA, Reni Tiago Pinheiro. Pontos para tecer um conto. Belo Horizonte: Lê, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sobre a ANA. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana. Acesso em: em 19 jul de 2016.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria De Educação Básica. Parâmetros nacionais de Língua Portuguesa. MEC/SEB: Brasília (DF), 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10 ed. São Paulo, SP: Editora Scipione, 2008.
CARRARA, K. Psicologia e pensamento dicotômico. In: Uma ciência sobre “coisa” alguma: relações funcionais, comportamento e cultura [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 27-40. Disponível em: http://books.scielo.org/id/jwskd/pdf/carrara-9788579836572-03.pdf. Acesso em: em 19 jul de 2016.
COSSON, Rildo. Letramento literário. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em: em 19 jul de 2016.
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br. Acesso em: 19 nov. 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29 ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri. “Oralidade, escrita e letramento”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília: MEC, 2006.
PANET, Carmen de Farias. Implantação e funcionamento de bibliotecas infanto-juvenis. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1985. Cad. Bibliotecon., Recife (9): 61-74, dez. 1985.
RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização: um processo em construção. São Paulo: Saraiva, 2010.
SANTA, Fernando Dala; BARONI, Vivian. As raízes marxistas do pensamento de Vigotski: contribuições teóricas para a psicologia histórico-cultural. Kínesis. Vol. VI, n° 12, dezembro 2014, pp.1-16. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/1_fernandoevivian.pdf. Acesso em: em 19 jul de 2016.
SOARES, Magda Becker. BATISTA; Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três Gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.