O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI

Palavras-chave:

Papel do professor, Aprendizagem ativa, Metodologias ativas, Século XXI, Ensino Superior.

Resumo

O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi descrever o papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o Século XXI. A pesquisa foi efetuada por meio do Portal de Periódicos e o Banco de Teses e Dissertações da CAPES entre 2008 e 2018, tendo sido integrados 34 artigos. A análise de conteúdos foi dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e foram divididos em três tópicos, 1) caracterização do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; 2) identificação das metodologias ativas mais adequadas para os alunos do Ensino Superior e 3) aptidões e conhecimentos necessários para os alunos do Ensino Superior no Século XXI. Estas colocam o professor como um mediador e facilitador do processo de aprendizagem e as metodologias ativas como práticas pedagógicas que envolvem os alunos, impulsionando-os a serem construtores e responsáveis pelo próprio entendimento, formando pesquisadores, com iniciativa, senso crítico, curiosidade e criatividade. Sendo necessária a formação pedagógica para a atuação docente.

Palavras-chave: Papel do professor; Aprendizagem ativa; Metodologias ativas; Século XXI; Ensino Superior.

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Publicado

2018-12-12

Como Citar

O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 11, p. 28–58, 2018. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/127. Acesso em: 22 dez. 2024.