O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI
Palabras clave:
Papel do professor, Aprendizagem ativa, Metodologias ativas, Século XXI, Ensino Superior.Resumen
O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi descrever o papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o Século XXI. A pesquisa foi efetuada por meio do Portal de Periódicos e o Banco de Teses e Dissertações da CAPES entre 2008 e 2018, tendo sido integrados 34 artigos. A análise de conteúdos foi dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e foram divididos em três tópicos, 1) caracterização do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior; 2) identificação das metodologias ativas mais adequadas para os alunos do Ensino Superior e 3) aptidões e conhecimentos necessários para os alunos do Ensino Superior no Século XXI. Estas colocam o professor como um mediador e facilitador do processo de aprendizagem e as metodologias ativas como práticas pedagógicas que envolvem os alunos, impulsionando-os a serem construtores e responsáveis pelo próprio entendimento, formando pesquisadores, com iniciativa, senso crítico, curiosidade e criatividade. Sendo necessária a formação pedagógica para a atuação docente.
Palavras-chave: Papel do professor; Aprendizagem ativa; Metodologias ativas; Século XXI; Ensino Superior.
Citas
ALMEIDA, Enedina Gonçalves; BATISTA, Nildo Alves. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 192-201, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 fev. 2018.
ARAÚJO, Vanessa Ap. Ballista Tavares de; GEBRAN, Raimunda Abou; BARROS, Helena Faria de. Formação e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 38, n. 1, p. 69-79, 1 jan. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.23180>. Acesso em: 02 jun. 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, A. V. B.; TOURINHO, E. Z.; YAMAMOTO, O. H.; MENANDRO, P. R. M. Réplica 1 - Formar Docentes: em que medida a pós-graduação cumpre esta missão?. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 6, art. 1, p. 1152-1160, 2011. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/1677/replica-1---formar-docentes--em-que-medida-a-pos-graduacao-cumpre-esta-missao-/i/pt-br>. Acesso em: 26 fev. 2018.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária: formação ou improvisação?. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 441-453, 26 out. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/198464442976>. Acesso em: 27 fev. 2018.
BERTERO, Carlos Osmar. A docência numa universidade em mudança. Cadernos Ebape.br, Rio de Janeiro, v. 5, n., p. 01-11, jan. 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512007000500003>. Acesso em: 26 fev. 2018.
BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 16, n. 41, p. 469-484, 19 jun. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832012005000028>. Acesso em: 27 fev. 2018.
BRASIL. Constituição (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília/DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 03 mar. 2018.
BRIGHENTI, Josiane; BIAVATTI, Vania Tanira; SOUZA, Taciana Rodrigues de. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 281-304, 18 nov. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p281>. Acesso em: 27 fev. 2018.
BUTZKE, Marco Aurélio; ALBERTON, Anete. Estilos de aprendizagem e jogos de empresa: a percepção discente sobre estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem. REGE Revista de Gestão, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 72-84, abr. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/131535>. Acesso em: 27 fev. 2018.
CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação (bauru), Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, dez. 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132004000300005>. Acesso em: 27 fev. 2018.
CAIADO, Rodrigo et al. Metodologia de revisão sistemática da literatura com aplicação do método de apoio multicritério à decisão SMARTER. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E III INOVARSE – RESPONSABILIDADE SOCIAL E APLICADA, 12., 2016, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos. Rio de Janeiro: Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 2016. p. 1-20. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018.
CARVALHO, A.S. O papel do professor no ensino superior. Formação@docente, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p.2-4, 30 jun. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v8n1p2-4>. Acesso em: 02 jun. 2018.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-38, jun. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 fev. 2018.
ENTREVISTA com o prof. Gilson Volpato: Método lógico para Redação Científica. Realização de Cinthia Furst. S.I.: Youtube, 2016. 7 (19 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NDwNAp_36Bg>. Acesso em: 02 fev. 2018.
FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 143-150, mar. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014>. Acesso em: 27 fev. 2018.
FINI, Maria Inês. Inovações no ensino superior. Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 176-183, 5 jan. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.982>. Acesso em: 10 jun. 2018.
FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, 8 dez. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022011005000011>. Acesso em: 27 fev. 2018.
GABARDO, Cleusa Valério; HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Formação do pedagogo no brasil e o processo de construção de proposta curricular do curso de pedagogia na UFPR (1996-2011). Aula, Salamanca, v. 20, p. 219-231, dez. 2015. Disponível em: <http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/0214-3402/article/view/12571/12890>. Acesso em: 10 jun. 2018.
GUEDES, Karine de Lima; ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de; NICOLINI, Alexandre Mendes. A avaliação de estudantes e professores de administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 71-100, 31 mar. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.201>. Acesso em: 02 jun. 2018.
GUERRA, Cicero Jose Oliveira; TEIXEIRA, Aridelmo José Campanharo. Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC), Brasília, v. 10, n. 4, p. 380-397, 11 out. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17524/repec.v10i4.1437>. Acesso em: 05 jun. 2018.
GRILLO, Tito Luciano Hermes et al. Cocriação de valor com alunos: uma análise da influência social e do engajamento na disciplina como antecedentes de feedback do estudante. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 533-559, 30 set. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.15>. Acesso em: 10 jun. 2018.
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 507-533, 27 fev. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2011v29n2p507>. Acesso em: 26 fev. 2018.
LIBARDI, Daniele Amstalden. O papel do professor universitário na construção do conhecimento. Revista de Educação, Piracicaba, v. 13, n. 15, p. 9-26, 15 out. 2011. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/1863/1768>. Acesso em: 26 fev. 2018.
LIMA, Erika Silva; SILVA, Francisca Natália da; SILVA, Lenina Lopes Soares. Educação profissional para os jovens nas políticas educacionais da 1ª década do século XXI. Holos, Natal, v. 4, p. 119-129, 3 ago. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.3185>. Acesso em: 05 jun. 2018.
NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei; BASTOS, Fabrício César. Formação em administração: o GAP de competências entre alunos e professores. Revista de Gestão: REGE, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 221-238, abr. 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49879>. Acesso em: 05 jun. 2018.
OLIVEIRA, Adolfo Samuel de; BUENO, Belmira Oliveira. Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 39, n. 4, p. 875-890, 21 jun. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022013005000011>. Acesso em: 26 fev. 2018.
OLIVEIRA, Deise Roque de. O papel do professor na reconstrução educacional de jovens e adultos. Eventos Pedagógicos: REP’s, Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), v. 6, n. 4, p. 109-119, Nov. 2015. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2018.
OLIVEIRA, Gian Márcio Paiva de; ARAÚJO, Ana Cristina; NASCIMENTO, José Mancinelli L. do. O ato de estudar na vida acadêmica. 2009. 5 f. Tese (Doutorado) – Curso de Administração, Centro de Formação de Tecnólogos/departamento de Ciências Básicas e Sociais/monitoria, Universidade Federal da Paraíba, Campus III, 2009. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/4.EDUCACAO/4CFTDCSAMT01.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2018.
PAIVA, Giovanni Silva. Recortes da formação docente da educação superior brasileira: aspectos pedagógicos, econômicos e cumprimento de requisitos legais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 66, p. 157-174, mar. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362010000100009>. Acesso em: 26 fev. 2018.
PEREIRA, Leticia Rodrigues; ANJOS, Daniela Dias dos. O professor do ensino superior: perfil, desafios e trajetórias de formação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1., 2014, Sorocaba/SP. Anais Eletrônicos. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - Uniso. Disponível em: <https://uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/ >. Acesso em: 26 fev. 2018.
SANTOS, Josiele Cristine Ribeiro dos et al. Metodologias ativas e interdisciplinaridade na formação do nutricionista. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 38, n. 1, p. 117-128, 21 set. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n1p117>. Acesso em: 05 jun. 2018.
SCREMIN, Greice; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Docência no ensino superior: o papel dos docentes nos cursos de licenciatura. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE/II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE/IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE – SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 11., 2013, Curitiba. Anais Eletrônicos. Curitiba: Revista Interdisciplinaridade, 2013. p. 9564-9577. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2018.
SILVA, Edna Lúcia da; CUNHA, Miriam Vieira da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 77-82, set. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652002000300008>. Acesso em: 05 jun. 2018.
SOUSA, Sidnei Oliveira. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 237-245, 21 dez. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.11170>. Acesso em: 10 jun. 2018.
SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Natal, v. 5, p. 182-200, out. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880>. Acesso em: 27 fev. 2018.
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch; FISCHER, André Luiz. Processos de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior para a oferta de cursos superiores de tecnologia [CSTS]. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 5, p. 818-835, out. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552010000500004>. Acesso em: 26 fev. 2018.
VACONCELOS, C. S. Para onde vai o professor?: resgate do professor como sujeito e transformação. São Paulo: Libertad, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 475, p. 327-342, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.ds01>. Acesso em: 27 fev. 2018.
VÍDEO Planejamento Acadêmico 2016 - Pedro Demo. Puc-campinas, 2016. (120 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=i6nR_2oC1LA>. Acesso em: 02 fev. 2018.
VILLARDI, M. L.; CYRINO, E. G.; BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 45-52. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.