Avaliação primária no atendimento à vítima de trauma em ambiente pré-hospitalar: Revisão integrativa da literatura

Autores

  • Kamilla Alves Macedo

Palavras-chave:

Atendimento pré-hospitalar, Urgência e emergência, Avaliação primária

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar publicações relacionadas à avaliação primária no atendimento à vítima de trauma em ambiente pré-hospitalar. Método: revisão integrativa da literatura, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram identificados 226 artigos, sendo selecionados seis, considerando os critérios: artigos completos, publicados no período entre 2010 a 2017, disponíveis no idioma português, exceto um artigo por explanar conceitos importantes sobre o assunto e coerência com a abordagem temática proposta. Resultados: identificaram-se duas categorias temáticas: Utilização do método mnemônico ABCDE do trauma e importância da atuação da equipe de enfermagem para realizar a avaliação primária. Conclui-se que devido ao aumento significativo em quantidades de vítimas de trauma, sendo esse dado considerado um problema de saúde pública, faz-se necessário o estudo a respeito da avaliação primária em ambiente pré-hospitalar visando melhoria e qualidade na execução do método mnemônico ABCDE do trauma, consequentemente aumentado à sobrevida do paciente e diminuição do agravamento de lesões.

Referências

Jesus RF, Guilherme FJA, Santos LNC, Silva RC. Avaliação primária no atendimento a vítima de trauma em ambiente de simulação realística. Rev Foco Enfermagem. Rio de Janeiro; 2013.

Ramos, B. S. Revisão narrativa para elaboração de um protocolo assistencial de cuidados aos pacientes politraumatizados em um pronto atendimento de saúde. Florianópolis; 2014.

Moraes D. C, Brey C, Pizzolato A. C, Caveião C, Sarquis L. M. M. Aplicação dos princípios do prehospital trauma life Support. Paraná; 2014.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem. São Paulo; 2008.

Crossetti MGO. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor cientifico que lhe é exigido. Rev Gaúcha Enfermagem. São Paulo; 2012.

Digna R , Johan G. B. Advanced Trauma Life Support. ABCDE from a radiological point of view. Netherlands; 2007.

Coelho BQ, Carbajo CN, Martins HH, Polly M, Furst R, Polimanti AC, Faro Jr MP. Importância da reavaliação primária seriada na condução do politraumatizado – relato de caso e revisão da literatura. Rev Med. São Paulo; 2014.

Pereira B.B, Jesus Q.C.S, da Silva B. S. S, David F. S, Guilherme F. J. A, Barbosa B. L. Monitoria em simulação de atendimento a vítima de trauma no ambiente pré-hospitalar. Rev Rede de Cuidados em Saúde. Rio de Janeiro; 2014.

Downloads

Publicado

2019-06-24