Engenharia de usabilidade: critérios ergonômicos de Scapin e Bastien aplicados ao software
Palavras-chave:
Engenharia de usabilidade, Critérios ergonômicos, Interface, Interação, IHCResumo
Este artigo tem como objetivo apontar a utilização básica dos critérios ergonômicos desenvolvidos por Scapin e Bastien (1993), com a finalidade de verificar a relevância da aplicação da engenharia de usabilidade em softwares como forma de otimização da IHC (Interação Humano-Computador). Por meio de pesquisa bibliográfica e através de pesquisa experimental no software Gênesis SMS, foi abordado o conjunto de qualidades ergonômicas que as interfaces deveriam apresentar para que todo e qualquer trabalho desempenhado por meio de sistemas computacionais estejam adaptados à maneira como o usuário pensa e trabalha para proporcionar usabilidade.Downloads
Publicado
2012-12-20
Como Citar
OLIVEIRA, T. G. de. Engenharia de usabilidade: critérios ergonômicos de Scapin e Bastien aplicados ao software. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 02, p. 24–42, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/18. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.