A Religiosidade Popular Interligada com o Poder Curativo das Plantas

Autores

  • Miriam Duarte De Oliveira

Palavras-chave:

Religião. Plantas Medicinais. Cultura Popular.

Resumo

Neste presente artigo iremos compreender um pouco da crença popular das plantas utilizadas para fins terapêuticos e entender a sua relação com a religiosidade popular, analisando toda a sua origem e perceber que todo esse rico conhecimento é passado de geração em geração desde os antepassados. Passar esses conhecimentos adiante se tornou uma tradição. Este artigo trata como objeto de estudo, a cura oriunda das plantas, a religiosidade popular e as plantas medicinais.

Segundo Balbach (n/d, p. 405), o uso das plantas teve origem nos povos antigos egípcios, eles descobriram muitas plantas com poder curativo e desenvolveram a fitoterapia. Os povos egípcios distinguiam as plantas pela cor, tamanho, cheiro e outras características. Eles acreditavam que o aroma exalado das plantas afastavam os espíritos que eram os causadores das enfermidades. Essa crença prosseguiu por vários anos, por diversas tribos e hoje em dia ainda há povos que ainda utilizam as plantas para obter a cura por meio de rituais, são os africanos e os povos indígenas, que através de rituais invocam espíritos fazendo um ritual mágico e religioso.

Referências

Almeida, Mara Zélia de. Plantas medicinais. Salvador: EDUFBA, 3. ed 2011. 221 p.

BALBACH, Alfons. A flora nacional na medicina doméstica. São Paulo: 9ª Edição, vol. II, s/d.

BRASIL. Ministério da Saúde. Anvisa, OMS.

BRASIL. Ministério da Saúde. Anvisa. Resolução RDC n. 14, publicada em 05 de abril de 2010

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FINTELMANN, V.; WEISS, R. F. Manual de Fitoterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1932.

Luz, Madel T. Cultura Contemporânea e Medicinas Alternativas: Novos Paradigmas em Saúde no Fim do Século XX. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 15(Suplemento):145- 176, 2005.

OTTO, Rudolf. O sagrado. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.

REIMER, Ivoni Richter. Milagres das mãos: curas e exorcismos de Jesus em seu contexto histórico-cultural. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. da UCG, 2008.

Silva, Cilma Laurinda Freitas. Uso terapêutico e religioso das ervas. Caminhos, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 79-92, jan./jun. 2014.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. A diversidade religiosa. s/d.

Downloads

Publicado

2019-07-16