O Ateísmo em Números

Autores

  • Washington Luiz de Paulo

Palavras-chave:

Ateu. Religiões. Números.

Resumo

Este artigo propõe apresentar uma discussão sobre o ateísmo no Brasil e na Europa, sua evolução relacionada aqueles que não creem na existência de Deus. Trata-se de uma releitura de autores que propuseram a discutir o ateísmo, artigos apresentados em congressos e publicações em revistas científicas. Tem como objetivo identificar os pontos incomuns nas dificuldades e os avanços para estabelecerem-se como ateu seja no Brasil, um país tipicamente cristão por vários séculos assim como na Europa que atravessa uma crise de identidade religiosa diante do pluralismo de religiões ali instalado. Embora, o discurso daqueles que são ateus seja a ascensão desta categoria frente às religiões, os números de vários institutos que se debruçam sobre o estudo evidenciam o contrário, uma diminuição e até mesmo um rigor fundamentalista para se estabelecer como ateu.

Referências

MINOIS, Georges. Historia do Ateísmo. Os descrentes no mundo ocidental, das origens aos nossos dias. Tradução de Flavia Nascimento Falleiros. São Paulo: Unesp, 2014.

MONTERO, Paula and DULLO, Eduardo. Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2014, n.100, pp.57-79.

Radio Vaticano. Abril, 2017. Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo. Disponível em: https://pt.aleteia.org/2017/04/11/brasil-e-o-pais-com-o-maior-numero-de-catolicos-do-mundo/ acesso em 23/10/2017.

REIMER, Ivoni Richter. Trabalhos Acadêmicos: Modelos, Normas e Conteúdos. Goiânia: Oikos, 2014.

VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura moderna. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

2019-07-16