O RETORNO DO SUJEITO EM CERTEAU E BOURDIEU

considerações acerca da reforma trabalhista brasileira

Autores

  • Diego Sander Freire mestrado puc-go

Palavras-chave:

Michel de Certeau. Polemologia do fraco. Pierre Bourdieu. Habitus. Direito do Trabalho. Reforma Trabalhista Brasileira de 2017.

Resumo

O movimento de retorno ao sujeito vem, ao longo dos últimos anos, visando superar a dicotomia entre objetivismo e subjetivismo, que por tanto tempo tem ocupado as ciências sociais. Michel de Certeau e Pierre Bourdieu acompanharam e contribuíram para esse retorno, cada um respeitando os limites e aplicações de suas próprias teorias. Tais teorias se ocuparam grandemente de dar respostas aos fundamentos das práticas, o primeiro mais apegado ao cotidiano, o segundo as lutas pelo acúmulo de capital. Ambas podem ser utilizadas em conjunto, inclusive na análise da reforma trabalhista de 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Como Citar

SANDER FREIRE, D. O RETORNO DO SUJEITO EM CERTEAU E BOURDIEU: considerações acerca da reforma trabalhista brasileira. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 17, 2021. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/230. Acesso em: 23 nov. 2024.