O RETORNO DO SUJEITO EM CERTEAU E BOURDIEU
considerações acerca da reforma trabalhista brasileira
Palavras-chave:
Michel de Certeau. Polemologia do fraco. Pierre Bourdieu. Habitus. Direito do Trabalho. Reforma Trabalhista Brasileira de 2017.Resumo
O movimento de retorno ao sujeito vem, ao longo dos últimos anos, visando superar a dicotomia entre objetivismo e subjetivismo, que por tanto tempo tem ocupado as ciências sociais. Michel de Certeau e Pierre Bourdieu acompanharam e contribuíram para esse retorno, cada um respeitando os limites e aplicações de suas próprias teorias. Tais teorias se ocuparam grandemente de dar respostas aos fundamentos das práticas, o primeiro mais apegado ao cotidiano, o segundo as lutas pelo acúmulo de capital. Ambas podem ser utilizadas em conjunto, inclusive na análise da reforma trabalhista de 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.