Análise da prevalência de obesidade infantil em crianças, nas escolas da rede pública da cidade de Uruana – GO

Autores

  • Danielle Silva Araújo

Palavras-chave:

Distúrbio Metabólico, IMC, Ensino Público, Alimentação Saudável

Resumo

O presente trabalho foi feito para incentivar as crianças e aos pais da importância de uma alimentação saudável, pois em Uruana, cidade de residência dos participantes não há até o presente momento, nenhum trabalho relatando o comportamento e hábitos alimentares enquanto crianças. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência da obesidade em crianças, estudantes da rede pública da cidade de Uruana-Goiás, a partir de um levantamento de hábitos alimentares e do Índice de Massa Corporal (IMC). Metodologia: O estudo foi realizado a partir de abordagem quantitativa, de corte transversal retrospectivo, no qual teve como sujeito crianças de 10 a 14 anos de idade, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Uruana-Goiás. Resultados: Através dos dados obtidos, foi possível observar o total de 59% das crianças relataram fazer três alimentações diárias. Entre os alimentos consumidos, foi descrito um alto consumo de refrigerantes e doces. Em relação ao IMC, somente um total de 7,4% das crianças estavam acima do peso normal, na categoria de sobrepeso. O restante, correspondente a 19,7% estavam no peso normal e 72,8% estavam abaixo do peso. Conclusão: Os resultados obtidos no estudo, revelou um alto consumo de refrigerantes e doces, alimentos com baixos teores nutricionais. Nesse sentido a orientação pelos professores sobre a importância de prevenir a obesidade enquanto crianças se faz necessária, por meio de com os pais dos alunos orientando a importância de uma alimentação saudável dentro de casa.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

SILVA ARAÚJO, D. . Análise da prevalência de obesidade infantil em crianças, nas escolas da rede pública da cidade de Uruana – GO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 20, p. 13–21, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/281. Acesso em: 21 dez. 2024.