A REALIDADE DA COMUNIDADE SURDA NO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO

Autores

  • Adriell Fonsêca Santos FaSeM

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Comunidade, Direitos, Garantias, Surda

Resumo

O tema da presente obra fundamenta-se no constitucionalismo da exclusão onde a comunidade surda percebe-se subintegrada, mas que luta por meio do aspecto simbólico dos direitos humanos para uma possível integração. O objetivo deste artigo é trazer uma discussão relevante acerca da comunidade surda no ordenamento jurídico, por meio de uma reflexão dos seus direitos e garantias frente ao embate simbólico e estruturante dos direitos humanos em uma perspectiva de inclusão no constitucionalismo vigente. Foi utilizado a metodologia de análise bibliográfica coletando os dados sobre o tema estudado por meio de livros, artigos, revistas, legislação e estatísticas. Como resultados alcançados tem-se que os desafios são imensos, mas a realidade surda não pode continuar a ser reprimida, isolada, excluída, onde os demais da sociedade a ignoram. É possível de fato incluir os surdos, participar da vida e da luta em prol do constitucionalismo da comunidade surda.

Biografia do Autor

Adriell Fonsêca Santos, FaSeM

Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e Doutorando em Direito Constitucional pelo IDP. Professor de Direito da Faculdade Serra da Mesa – FaSeM

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

SANTOS, A. F. . A REALIDADE DA COMUNIDADE SURDA NO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 24, p. 06–16, 2025. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/297. Acesso em: 3 abr. 2025.