ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA MULHERES COM DEPRESSÃO PUERPERAL

Autores

  • Marco Aurélio Silva Esteves FaSeM
  • Amanda Monithely Fernandes Araújo FaSeM
  • Gabriely Martins Borges FaSeM

Palavras-chave:

depressão pós-parto, atenção farmacêutica, fatores de risco, saúde mental

Resumo

A depressão pós-parto é um transtorno depressivo caracterizado pelo surgimento de episódios típicos de depressão durante o período do puerpério. Nesse período, ocorrem mudanças biológicas, psicológicas e sociais, sendo essa fase considerada a mais vulnerável para o surgimento de transtornos psiquiátricos nas mulheres. Assim, a contribuição do profissional farmacêutico é de suma importância, pois promove, entre outras coisas, a segurança e a eficácia do tratamento, ajudando, assim, a evitar problemas futuros para as próprias mulheres e seus familiares. O artigo tem como objetivo investigar como a atenção farmacêutica pode contribuir para o tratamento das mulheres que apresentam depressão pós-parto e objetivos específicos estudar os fatores de risco para a depressão puerpério; descrever o papel do farmacêutico frente ao atendimento de puérperas com depressão pós-parto e pontuar as estratégias de atuação do profissional farmacêutico na atenção às mulheres diagnosticadas com depressão pós-parto. Para alcançar esses objetivos utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica foi do tipo exploratória. Em relação à sua natureza, o estudo caracteriza-se como qualitativo, sendo essencialmente voltado à identificação de conceitos, definições e ações que ajudem a elucidar a problemática apresentada. Concluiu-se com o estudo que a depressão pós-parto é uma condição clínica que impacta de maneira significativa a saúde mental e o bem-estar das mulheres após o parto, podendo acarretar consequências adversas tanto para elas quanto para os recém-nascidos. Nesse cenário, a atenção farmacêutica se revela uma ferramenta fundamental para oferecer assistência especializada, orientação e intervenções farmacológicas adequadas.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Silva Esteves, FaSeM

Coordenador de Apoio ao Estudante da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM) e docente na mesma instituição. Psicólogo com formação realizada na Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na linha de pesquisa de Processos Organizacionais. Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). 

Amanda Monithely Fernandes Araújo, FaSeM

Graduada em Farmácia (FaSeM).

Gabriely Martins Borges, FaSeM

Graduada em Farmácia (FaSeM).

Downloads

Publicado

2024-02-19

Como Citar

ESTEVES, M. A. S. .; ARAÚJO, A. M. F. .; BORGES, G. M. . ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA MULHERES COM DEPRESSÃO PUERPERAL. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 24, p. 16–32, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/299. Acesso em: 3 abr. 2025.