A ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

UMA ANÁLISE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD)

Autores

  • Willian Francisco de Moura FaSeM
  • Marcia Miranda Chagas Vale Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Livro Didático de Português, Interacionismo Sociodiscursivo, Gêneros Textuais

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reafirmou a importância do texto, em seus diferentes gêneros, como um dos objetos centrais no ensino de linguagens. Nesse panorama, este artigo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros textuais no livro didático de português (LDP) do Ensino Médio à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), uma vez que essa teoria considera os gêneros de texto como práticas sociais que desempenham funções específicas em situações comunicativas. Os gêneros são interpretados a partir das interações sociais e dos contextos nos quais estão inseridos. Desse modo, a pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de autores como Bronckart (2006; 2012), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil,2018). Do ponto de vista epistemológico, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos exploratórios. No que tange aos procedimentos técnicos, temos uma pesquisa bibliográfica e documental e de abordagem qualitativa. Abordamos discussões sobre os gêneros de texto em sala, tendo como base o ISD e as discussões propostas na BNCC (Brasil, 2018) e, por fim, promovemos uma análise de dois capítulos, os quais estão inseridos em dois livros didáticos do Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/2021). Concluímos que a simples apresentação de um gênero de texto em um livro didático não oportuniza ao estudante compreender as especificidades desse gênero nas práticas sociais, mas, ainda assim, algumas obras apresentam o texto de modo superficial ou, até mesmo, apenas para a inserção de conteúdos de análise linguística.

Biografia do Autor

Willian Francisco de Moura, FaSeM

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e Formação do leitor. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/2023). Licenciado em Letras - Inglês (UNESA) e Pedagogia (UEG). Docente efetivo do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas - IAEL da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Norte e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC GO.

Marcia Miranda Chagas Vale, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa: Leitura e formação do leitor. Mestra em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí. Professora Efetiva da Rede Estadual do Maranhão. Professora do Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

MOURA, W. F. de .; VALE, M. M. C. . A ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD). Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 24, p. 62–78, 2025. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/304. Acesso em: 19 jun. 2025.