Brasil Colônia

Herdeiro Histórico e Cultural do Medievo Cristão

Autores/as

  • Vagner Neto Ribeiro

Palabras clave:

Idade Média, Templários, Jesuítas, Brasil Colônia, América, Europa

Resumen

O presente artigo aborda a formação do Brasil em seus primeiros momentos, dando ênfase à Ordem de Cristo, sucessora da Ordem dos Cavaleiros do
Templo em terras lusitanas e à atividade docente da Companhia de Jesus, desde suas origens na Europa até sua chegada à América. A pesquisa é do tipo qualitativa, tendo por metodologia a revisão de literatura, seu objetivo é ressaltar o nexo entre raízes históricas e culturais do Brasil e a cristandade medieval europeia. Nos resultados conclui-se que o Brasil Colônia é um dos frutos tardios da Reconquista; tanto por seu descobrimento, o qual remonta aos templários e as Cruzadas por meio da Ordem de Cristo; quanto por sua formação cultural e intelectual, devido à ação das ordens religiosas e à preponderância dos jesuítas, cuja atividade docente iniciada na Renascença é a coroação da prática pedagógica da Idade Média, marcada por uma forte presença do tomismo e a herança dos clássicos greco-romanos, mas também a par das inovações científicas da época. Conclui-se que devido o espirito do tempo – permeado pela secularização – não foi possível um desenvolvimento pleno de tais elementos no Novo Mundo.

Publicado

2024-02-29

Cómo citar

RIBEIRO, V. N. Brasil Colônia: Herdeiro Histórico e Cultural do Medievo Cristão . Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 19, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/265. Acesso em: 21 nov. 2024.