ESTUDO ENTOMOLÓGICO DA DISTRIBUIÇÃO DE LARVAS DE AEDES AEGYPTI E AEDES ALBOPICTUS CONFORME OS CRIADOUROS, NO MUNICÍPIO DE URUAÇU, GOIÁS
Palabras clave:
Criadouros, Aedes aegypti, Aedes albopictus, DengueResumen
A dengue tornou-se um amplo problema de saúde pública nas últimas décadas, sendo essencial o estudo dos principais criadouros dos culicídeos para as espécies do Aedes aegypti e Aedes albopictus, cujas fêmeas utilizam recipientes como criadouros para oviposição. O objetivo do presente estudo foi verificar a distribuição do A. aegypti e A. albopictus em diferentes criadouros e caracterizar os principais tipos de criadouros dos mosquitos no perímetro urbano do município de Uruaçu-Goiás, no ano de 2014. Foram vistoriados 6.475 imóveis, com a coleta de 307 amostras, sendo consideradas 177 positivas, 94,35% com a presença do A. aegypti e 5,64% com A. albopictus. Os tipos de criadouros mais destacados para ambas as espécies foram classificados em D2, A2 e B. O conhecimento do tipo de criadouros preferíveis das espécies contribui para o desenvolvimento de campanhas educativas na eliminação de recipientes localizados com água nos imóveis, que podem tornar-se potenciais focos, prevenindo e controlando os vetores e consequentemente o número de casos de dengue.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.