Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia é uma revista multidisciplinar que reúne artigos científicos das diversas áreas do conhecimento.

Nossa missão é promover a publicação das produções científicas de seu corpo de professores pesquisadores, dos discentes cuja produção intelectual se destaca nos trabalhos de conclusão dos cursos e nos programas de iniciação científica e do público externo em geral, que tenha interesse em fazer da revista um ambiente para publicar suas produções científicas.

Nossa visão é nos tornarmos um portal de revistas científicas com publicações semestrais de revistas nas áreas de administração, tecnologia da informação, enfermagem, farmácia, tecnologia de alimentos, filosofia e música, e continuar possuindo uma revista híbrida que abarca todas as áreas de forma multidisciplinar.

Nossos valores são:

  • Seriedade: acreditamos que o trabalho intelectual é uma atividade séria e que seus resultados precisam ser publicados com a mesma seriedade de sua natureza;
  • Empreendedorismo: consideramos a inserção da Instituição no campo de editoração de periódicos eletrônicos como uma ação empreendedora, que nos motiva a inovar e renovar sempre;
  • Qualidade: acreditamos que toda produção intelectual deve seguir padrões de qualidade cujos fundamentos se encontram nos postulados da ciência.

O fluxo editorial da Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia é semestral e, todos os interessados poderão se cadastrar como usuários da revista e submeter seus artigos e materiais científicos para avaliação dos pares, podendo ser publicados em alguma edição de nossa revista.

A Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia publica trabalhos na forma de artigos, comunicações, resenhas e resumos de dissertações e teses. Para artigos, há a preferência para pesquisadores doutores das áreas das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, da Saúde e Tecnologia; ou mesmo de áreas de fronteiras com outros campos do saber como aqueles de natureza antropológico, filosófico e religiosa entre outros.

A Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia publica textos inéditos em Português, Espanhol, Inglês e Italiano. Trabalhos em outras línguas, se aceitos, serão traduzidos para o português. Os trabalhos são submetidos à avaliação da Comissão Editorial e de Avaliadores ad hoc. A seleção leva em consideração a originalidade, relevância e qualidade metodológica e científica. Avalia-se também sua adequação às normas da ABNT. O teor de conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

Os textos são submetidos online, em formato word (doc): artigos entre 10 e 15 laudas, comunicações e resenhas com no máximo 5 laudas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A qualidade de uma publicação períodica científica está diretamente relacionada à qualidade da avaliação pelos pares de todo conteúdo que lhe é submetido para publicação. Sendo assim, a Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia conta com um corpo editorial qualificado, composto por doutor, mestres e especialistas das diversas áreas do conhecimento que participam do processo de avaliação dos artigos submetidos. Para cada área do conhecimento (gestão, saúde, educação, tecnologia, ciências humanas etc.) temos avaliadores que checam as informações, avaliam a possibilidade de plágio, e fazem apontamentos quando necessário à submissão dos artigos.

Os artigos são avaliados de acordo com a demanda, pois a Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia está continuamente aberta para recepção de novos artigos no período de interregno de uma edição atual e outra futura.

Geralmente, o processo de avaliação é de 30 dias após a recepção do artigo pelo avaliador.

Periodicidade

A Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia publica edições semestrais, permitindo a disponibilidade de edições futuras com os artigos que já estiverem prontos para publicação antes do prazo da sua periodicidade oficial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico da FASEM

No ano de 2004, a FASEM lançou seus primeiros cursos de pós graduação lato sensu na cidade de Uruaçu, sob a chancela da então Universidade Católica de Goiás. Sob a direção do Prof. Me. Rodrigo Gabriel Moisés, ela se instalou nas dependências da Paróquia da Santana, e iniciou sua jornada como IES privada pioneira em solo uruaçuense. No ano de 2006, com a portaria do MEC nº 1.095 do dia 26 de maio, a FASEM recebeu autorização para ofertar cursos superiores, sendo o primeiro deles o bacharelado em Administração, que dois anos mais tarde recebera o reconhecimento pelo MEC com nota 4.

Instalações próprias foram construídas. A Instituição cresceu e passou a oferecer novos cursos, sendo o segundo um curso superior tecnológico - Gestão da Tecnologia da Informação, que recebeu em, 2012, o reconhecimento do MEC sendo aprovado com nota 3.

Atualmente, a FASEM oferece também os cursos de Enfermagem, Farmácia, Tecnólogo em Alimentos, Filosofia e Música. Quanto ao último, vale ressaltar que a Instituição é a primeira do Brasil a oferecer um curso de licenciatura em música no interior do país, fora das capitais e grandes centros urbanos.

Além de seus cursos superiores, a FASEM dá grande importância para sua responsabilidade social. Ela é hoje uma das empresas privadas que oferece dezenas de postos de trabalhos para a cidade, desenvolve projetos de extensão por meio de minicursos e atividades direcionadas à comunidade, dentre elas está o Trote Solidário que todo ano arrecada toneladas de alimentos que são doados para instituições filantrópicas e de caridade.

Sua caminhada ainda é incipiente mas cheia de realizações e, agora um novo caminho passa a ser trilhado - da publicação de uma revista científica de qualidade e que seja referência no norte goiano.

Histórico do periódico

Em 2011, a FASEM completou 5 anos de existência, se tornando, ainda jovem, uma Instituição de Ensino Superior de referência na região norte goiano. Sediada na cidade de Uruaçu, a 280km de Goiânia, capital do Estado de Goiás, e a 250km de Brasília, Distrito Federal, a FASEM oferece hoje 7 cursos de graduação (tecnológicos, bacharelados e licenciatura): Administração, Gestão da Tecnologia da Informação, Enfermagem, Farmácia, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Filosofia e Licenciatura em Música. Também oferece cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e teleprensencial, dentre eles especializações nas áreas de gestão, saúde, direito, meio ambiente, deporto etc.

Para consolidar sua inserção na oferta de qualidade de serviços educacionais, buscou no SEER/OJS uma maneira de publicar a produção científica de seus profissionais, professores pesquisadores e discentes, dos cursos de pós graduações e graduações.

Assim, lançou sua primeira edição em maio de 2012, no seu 6º aniversário, como marca de sua competência e segue em processo de qualificação e crescimento.