A filosofia na educação infantil e o papel na construção da criticidade

Autores

  • Rafael Bueno Silva Faculdade Serra da Mesa

Palavras-chave:

Educação infantil, Filosofia, Crítica, Sociedade

Resumo

O escopo central do presente artigo é gerar uma discussão acerca do trabalho de filosofia com crianças nas séries iniciais e a relação deste com o desenvolvimento da criticidade dos alunos. Os embasamentos teóricos do artigo são os estudos realizados por Matthew Lipman a partir do qual outros autores são visitados. A conjectura contida neste trabalho é de que a filosofia deve fazer parte do cotidiano escolar desde a educação infantil, pois, através disso, serão proporcionados espaços para o desenvolvimento de pesquisas, leituras e sobretudo debates, os quais são premissas da formação do sujeito crítico.

 

 

 

Biografia do Autor

Rafael Bueno Silva, Faculdade Serra da Mesa

Professor de filosofia e ética na Faculdade Serra da Mesa (FASEM), Uruaçu (GO). Graduado em filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialista em formação de professores do ensino superior. Mestrando em ciências da educação.

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Publicado

2012-12-20

Como Citar

SILVA, R. B. A filosofia na educação infantil e o papel na construção da criticidade. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 02, p. 102–112, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/11. Acesso em: 22 dez. 2024.