A filosofia na educação infantil e o papel na construção da criticidade

Autores/as

  • Rafael Bueno Silva Faculdade Serra da Mesa

Palabras clave:

Educação infantil, Filosofia, Crítica, Sociedade

Resumen

O escopo central do presente artigo é gerar uma discussão acerca do trabalho de filosofia com crianças nas séries iniciais e a relação deste com o desenvolvimento da criticidade dos alunos. Os embasamentos teóricos do artigo são os estudos realizados por Matthew Lipman a partir do qual outros autores são visitados. A conjectura contida neste trabalho é de que a filosofia deve fazer parte do cotidiano escolar desde a educação infantil, pois, através disso, serão proporcionados espaços para o desenvolvimento de pesquisas, leituras e sobretudo debates, os quais são premissas da formação do sujeito crítico.

 

 

 

Biografía del autor/a

Rafael Bueno Silva, Faculdade Serra da Mesa

Professor de filosofia e ética na Faculdade Serra da Mesa (FASEM), Uruaçu (GO). Graduado em filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialista em formação de professores do ensino superior. Mestrando em ciências da educação.

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

SILVA, R. B. A filosofia na educação infantil e o papel na construção da criticidade. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 02, p. 102–112, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/11. Acesso em: 21 nov. 2024.