Jesus na Perspectiva Pedagógica: Os Métodos em Evidência

Autores

  • Edna Liberato Vieira Guimarães

Palavras-chave:

Pedagogia. Jesus pedagogo. Métodos e Técnicas de Ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a perspectiva pedagógica de Jesus. Adota-se neste trabalho, o ponto de vista de alguns autores sobre a definição de pedagogia para trazer à luz abordagens que retratam a pedagogia de Jesus e a influência dele em convencer as pessoas a trilhar o seu caminho. As ideias retomadas nessa pesquisa resgatarão, de forma atualizada e provocativa, questões sobre a pedagogia e os métodos, num espaço de reafirmação e avivamento da prática docente enquanto dimensão social da formação humana. Paulo Freire (1996) enfatiza que de nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica for impermeável a mudanças. Utiliza-se, pois, o referencial de Libâneo (1994) para definir pedagogia, métodos e técnicas de ensino. Já os estudos sobre Jesus, são abordados a partir de Grenier (1998) e de Bravo (2007). Por fim, evidencia-se que Jesus é um mestre por excelência e seus ensinamentos imprimem a marca do caminho que pode ser seguido. No entanto quando se traz à memória a pedagogia do Mestre, é oportunizado extrair de sua prática a reflexão de uma nova consciência que influencia a direção da prática pedagógica atual.

Referências

BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução a metodologia científica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1995.

Bíblia Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida. 4ª Edição. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

BOFF, Leonardo. Jesus Cristo libertador. Petrópolis: Vozes, 1972.

BOFF, Leonardo. Teologia do Cativeiro e da Libertação. Vozes, Petrópolis, 2014.

BORG, Marcus J. Jesus, a New Vision: spirit, culture and the life of discipleship. San Francisco: Harper and Row, 1987.

BRAVO, Arturo. O estilo pedagógico do Mestre Jesus, São Paulo: Paulus, 2007.

CELADEC. A Dinâmica da Educação Cristã. São Leopoldo:ELADEC, 1996.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

FERRARI, A. T. Metodologia da ciência. (3ª ed.). Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico, Brasília, v.18, n.1, dez, 2012, p. 10-32.

GRENIER, Brian. Jesus, o Mestre. Tradução de Adaury Fiorotti. São Paulo: Paulus, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. O ato pedagógico em questão: O que é preciso saber. Revista Interação, v.17, n.1-2, p.111-25, jan/dez., 1993.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

_______. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Editora da UFPR.

_______. Pedagogia e Pedagogos, para Quê?4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. O que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. In: Pimenta, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial p. 843-876, out. 2006.

MARCONI, M. de A., &LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. (6ª ed.). São Paulo: Atlas, 2007.

MARQUES, Ramiro. Dicionário breve de pedagogia, Lisboa: Editorial Presença, (2000),

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ ANNA, Ilza Martins. Didática: aprender a ensinar: técnicas e reflexões pedagógicas para formação de formadores. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007.

MESTERS, Carlos. Com Jesus na contramão. Paulinas, São Paulo, 1995.

MIALARET, G. Pédagogie générale. Paris: Presses Universitaires de France, 1991.

PELANDRE, Nilcéia Lemos. Ensinar e Aprender com Paulo Freire : 40 horas 40 anos depois. São Paulo : Cortez,2002.

PERESSON TONELLI, Mário L. Aprender a educar com Jesus/ Mário L. Peresson Tonelli; tradução de Alfredo S. V. Coelho. São Paulo: Editora Salesiana, 2001.

PRICE, J. M. A pedagogia de Jesus; o mestre por excelência. Tradução do Rev. Waldemar W. Wey – 3ª edição Rio de Janeiro :JUERP ,1980.

RIGON, M. Prazer em aprender: O novo jeito da escola. Curitiba: Kairós, 2010.

STRECK. Danilo Romeu. Pedagogia(s). In: STRECK, D.R; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

GUIMARÃES, E. L. V. Jesus na Perspectiva Pedagógica: Os Métodos em Evidência. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 14, p. 55–68, 2019. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/186. Acesso em: 26 dez. 2024.