Jesus na Perspectiva Pedagógica: Os Métodos em Evidência

Autores

  • Edna Liberato Vieira Guimarães

Palavras-chave:

Pedagogia. Jesus pedagogo. Métodos e Técnicas de Ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a perspectiva pedagógica de Jesus. Adota-se neste trabalho, o ponto de vista de alguns autores sobre a definição de pedagogia para trazer à luz abordagens que retratam a pedagogia de Jesus e a influência dele em convencer as pessoas a trilhar o seu caminho. As ideias retomadas nessa pesquisa resgatarão, de forma atualizada e provocativa, questões sobre a pedagogia e os métodos, num espaço de reafirmação e avivamento da prática docente enquanto dimensão social da formação humana. Paulo Freire (1996) enfatiza que de nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica for impermeável a mudanças. Utiliza-se, pois, o referencial de Libâneo (1994) para definir pedagogia, métodos e técnicas de ensino. Já os estudos sobre Jesus, são abordados a partir de Grenier (1998) e de Bravo (2007). Por fim, evidencia-se que Jesus é um mestre por excelência e seus ensinamentos imprimem a marca do caminho que pode ser seguido. No entanto quando se traz à memória a pedagogia do Mestre, é oportunizado extrair de sua prática a reflexão de uma nova consciência que influencia a direção da prática pedagógica atual.

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

GUIMARÃES, E. L. V. Jesus na Perspectiva Pedagógica: Os Métodos em Evidência. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 14, p. 55–68, 2019. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/186. Acesso em: 27 nov. 2024.