Agentes da Educação na Formação Ética: Diálogo Sobre Possibilidade de Combate à Violência

Autores

  • Paulo Roberto de Oliveira Santos Faculdade Serra da Mesa
  • Alcyr Alves Viana Neto

Palavras-chave:

Educação. Família. Escola. Formação Ética.

Resumo

A educação é uma obra complexa caracterizada pela influência intencional e sistemática do educador sobre o educando, cujos agentes externos são a família e a escola. Este trabalho discute tal influência na formação ética, bem como sua relação com o fenômeno da violência, mais particularmente da violência no âmbito escolar, tendo o seguinte problema de pesquisa: o distanciamento da família no processo de participação da vida escolar dos estudantes interfere diretamente no aumento da violência no âmbito escolar e na fragilização das relações interpessoais? O objetivo geral é discutir aspectos da relação família-escola e sua eventual interferência no aumento da violência no âmbito escolar e nas relações interpessoais, a partir de uma revisão de literatura, tendo como referência Bello (1965), Cortella (2014 - 2017), Niskier (2012), Lopes, (2011), Arendt (2016), Viana (2017) e Charlot (2002). A pesquisa é bibliográfica, do tipo descritiva e norteada pelas seguintes perguntas: Em que medida o distanciamento das famílias na educação interfere na formação ética? Há relação entre formação ética e violência? O sucesso da educação relaciona-se com a escola e a família, sendo que esta tem primazia sobre aquela, razão pela qual a família não pode se negar a educar aqueles pelos quais está responsável, sendo a formação ética uma das possibilidades de combater a violência, apesar da situação de vulnerabilidade econômica e social em que muitas famílias se encontram.

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

SANTOS, P. R. de O.; NETO, A. A. V. Agentes da Educação na Formação Ética: Diálogo Sobre Possibilidade de Combate à Violência. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 14, p. 69–92, 2019. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/187. Acesso em: 26 dez. 2024.