Agentes da Educação na Formação Ética: Diálogo Sobre Possibilidade de Combate à Violência
Keywords:
Educação. Família. Escola. Formação Ética.Abstract
A educação é uma obra complexa caracterizada pela influência intencional e sistemática do educador sobre o educando, cujos agentes externos são a família e a escola. Este trabalho discute tal influência na formação ética, bem como sua relação com o fenômeno da violência, mais particularmente da violência no âmbito escolar, tendo o seguinte problema de pesquisa: o distanciamento da família no processo de participação da vida escolar dos estudantes interfere diretamente no aumento da violência no âmbito escolar e na fragilização das relações interpessoais? O objetivo geral é discutir aspectos da relação família-escola e sua eventual interferência no aumento da violência no âmbito escolar e nas relações interpessoais, a partir de uma revisão de literatura, tendo como referência Bello (1965), Cortella (2014 - 2017), Niskier (2012), Lopes, (2011), Arendt (2016), Viana (2017) e Charlot (2002). A pesquisa é bibliográfica, do tipo descritiva e norteada pelas seguintes perguntas: Em que medida o distanciamento das famílias na educação interfere na formação ética? Há relação entre formação ética e violência? O sucesso da educação relaciona-se com a escola e a família, sendo que esta tem primazia sobre aquela, razão pela qual a família não pode se negar a educar aqueles pelos quais está responsável, sendo a formação ética uma das possibilidades de combater a violência, apesar da situação de vulnerabilidade econômica e social em que muitas famílias se encontram.
References
Aluno atira em colegas dentro de escola em Goiânia, mata dois e fere quatro. G1 Goiás, Goiânia, 20 out. 2017. Disponível em: g1.globo.com/goias/noticia/escola-tem-tiroteio-em-goiania.ghtml. Acesso em 13 jan. 2018
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo : Perspectiva, 2016
BATISTA, Eraldo Carlos. LOPES, Daniela Aparecida. OLIVEIRA, Jieli Lindiene. SANTANA, Fabíola. PAULO, Kelvis Pereira. A Importância da Relação Entre Escola e Família no Desenvolvimento Intelectual e Afetivo do Aluno. Revista Saberes, pp. 20-29, jan./jun. de 2016
BORGES, Fernanda. VELASCO, Murillo. Estudante é morta dento de escola estadual em Alexânia, Goiás. G1 Goiás, Goiânia, 06 nov. 2017. Disponível em: g1.globo.com/goias/noticia/jovem-entra-em-escola-e-mata-adolescente-em-alexania-diz-delegada.ghtml. Acesso em 13 jan. 2018
BELLO, Ruy de Aires. Filosofia da Educação. São Paulo - SP: Editora do Brasil, 1965
BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 2017
BRASIL, Constituição Federal do Brasil. 2012
CHARLOT, Bernard. Violência nas escolas: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, n. 8, jul./dez. 2002
CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortêz, 2014
CORTELLA, Mário Sérgio. Família: urgências e turbulências. São Paulo: Cortez, 2017
GUIMARÃES, Janaína Rosa. Violência escolar e o fenômeno bullying: a responsabilidade social diante do comportamento agressivo entre estudantes. REVISTA JUS VIGILANTIBUS. 2009. Disponível em cnmp.mp.br/conteate10/pdfs. Acesso em 23 jan. 2018.
MISSE, Michel. Sobre a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 371-385, set.-dez. 2008
JOLIVET, Régis. Vocabulário de Filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1975
LOPES, Maria Inácia. Ética e Educação para a Virtude. REVISTA DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS, 145-158, 2011
MÜLLER, José Luiz. ALMEIDA, Antônia Fernandes. Violência na Escola. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, pp. 21-30, ago.-dez. de 2013
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
VIANA, Nildo. O alargamento da violência nas escolas e o regime de acumulação integral. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, pp. 4-23, jan.-jun. de 2017
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.