OTIMIZAÇÃO DE TRÁFEGO EM REDES IP UTILIZANDO MPLS

Autores

  • Huds Sousa Costa Professor assistente da Faculdade Serra da Mesa.
  • Marcelo Lisboa Rocha Professor titular da Faculdade Serra da Mesa

Palavras-chave:

Otimização, Roteamento em redes IP, MPLS

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma técnica de otimização para o roteamento de tráfego em redes IP sobre MPLS. Aqui, a tarefa de roteamento de tráfego foi modelada como um problema de programação matemática e foi proposta uma heurística de colônia de formigas para resolver aproximadamente este difícil problema computacional. Os resultados experimentais demonstram que o algoritmo de roteamento baseado na heurística de colônia de formigas proposta apresenta melhor desempenho que os algoritmos padrões, com respeito à qualidade das soluções encontradas e a otimização de tráfego em redes IP utilizando MPLS.

Biografia do Autor

Huds Sousa Costa, Professor assistente da Faculdade Serra da Mesa.

Possui graduação em Ciências da Computação pela Fundação UNIRG (2007). Pós-graduação em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2011). Atualmente é analista de sistemas de informação, professor assistente e orientador de TCC do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade Serra da Mesa.

Marcelo Lisboa Rocha, Professor titular da Faculdade Serra da Mesa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1994), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é revisor do periódico INFOCOMP Journal of Computer Science e professor adjunto 2 da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas, otimização combinatória, programação matemática, redes de computadores e computação de alto desempenho.

Downloads

Publicado

2012-06-30