Avaliação do estresse do cuidador de idosos no âmbito da estratégia de saúde da Família I e II no município de Uruaçu – GO
Keywords:
Estresse, Cuidador de Idoso, Saúde da FamíliaAbstract
o cuidador de idoso é o indivíduo que possui capacitação mínima para auxiliar o idoso que apresenta certas limitações na hora de realizar as atividades cotidianas. E, virtude de sua permanência prolongada no domicílio o cuidador familiar, expõe-se aos diferentes estressores presentes na situação de cuidado com o idoso. Diante de tais colocações o presente estudo pretende responder o seguinte questionamento: por que avaliar o estresse de cuidador de idoso? O presente estudo avaliou os fatores que levam os cuidadores de idosos a situações de sobrecarga e desenvolvimento do estresse no âmbito da Estratégia de Saúde I e II. O objetivo foi identificar as funções e os papéis exercidos pelo cuidador; conhecer os fatores de risco para desenvolvimento de estresse do cuidador, utilizando a escala de Zarit, através de uma amostra delimitada desses profissionais nas Estratégias de Saúde da Família – ESF I e II na cidade de Uruaçu-GO. Participaram da pesquisa 25 cuidadores, sendo eles familiares ou não, que desempenham os cuidados 8 horas diárias ou mais através da aplicação do questionário da escala de Zarit. Concluiu-se, então, que o estresse do cuidador de idoso pode se manifestar por diversos fatores, pelos quais esse cuidador é submetido ao longo do cuidado prestado ao idoso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.