Avaliação do estresse do cuidador de idosos no âmbito da estratégia de saúde da Família I e II no município de Uruaçu – GO

Autores/as

  • Fabiana Gomes dos Anjos

Palabras clave:

Estresse, Cuidador de Idoso, Saúde da Família

Resumen

o cuidador de idoso é o indivíduo que possui capacitação mínima para auxiliar o idoso que apresenta certas limitações na hora de realizar as atividades cotidianas. E, virtude de sua permanência prolongada no domicílio o cuidador familiar, expõe-se aos diferentes estressores presentes na situação de cuidado com o idoso. Diante de tais colocações o presente estudo pretende responder o seguinte questionamento: por que avaliar o estresse de cuidador de idoso? O presente estudo avaliou os fatores que levam os cuidadores de idosos a situações de sobrecarga e desenvolvimento do estresse no âmbito da Estratégia de Saúde I e II. O objetivo foi identificar as funções e os papéis exercidos pelo cuidador; conhecer os fatores de risco para desenvolvimento de estresse do cuidador, utilizando a escala de Zarit, através de uma amostra delimitada desses profissionais nas Estratégias de Saúde da Família – ESF I e II na cidade de Uruaçu-GO. Participaram da pesquisa 25 cuidadores, sendo eles familiares ou não, que desempenham os cuidados 8 horas diárias ou mais através da aplicação do questionário da escala de Zarit. Concluiu-se, então, que o estresse do cuidador de idoso pode se manifestar por diversos fatores, pelos quais esse cuidador é submetido ao longo do cuidado prestado ao idoso.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

GOMES DOS ANJOS, F. . Avaliação do estresse do cuidador de idosos no âmbito da estratégia de saúde da Família I e II no município de Uruaçu – GO . Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 20, p. 22–39, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/282. Acesso em: 26 dic. 2024.