CONTAMINAÇÃO DE JALECOS USADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Keywords:
Staphylococcus aureus, MRSA, JalecosAbstract
Staphylococcus aureus é um dos principais patógenos associados com infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar. A colonização por este microrganismo apresenta-se de forma assintomática, mas é de grande importância clínica e epidemiológica quando indivíduos colonizados são o veículo de transporte desta bactéria no ambiente hospitalar. Os profissionais da saúde têm sido apontados, como importantes na disseminação do Staphylococcus aureus e do Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) no ambiente hospitalar. O objetivo deste estudo foi demonstrar a presença destes organismos em jalecos de profissionais, pertencentes à equipe de enfermagem de um hospital, na cidade de Porto Alegre, no período de maio a julho de 2009. Foram obtidos 21 isolados de Staphylococcus aureus e 5 apresentaram perfil de resistência frente ao disco de cefoxitina, sendo caracterizados como MRSA. Os resultados do presente estudo revelam a viabilidade do Staphylococcus. aureus, especialmente envolvendo amostras multiresistentes em jalecos de profissionais da saúde. Os dados refletem um grave problema para a saúde pública, onde os cuidadores da saúde estão envolvidos na transmissão cruzada de patógenos.Downloads
Published
2012-06-30
How to Cite
FENALTE, M. P.; GELATTI, L. C. CONTAMINAÇÃO DE JALECOS USADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 01, p. 44–49, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/4. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Dossiê
License
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.