RESPEITAR, USAR E COMPARTILHAR: OS DILEMAS SOCIOAMBIENTAIS ENCONTRADOS NO USO DOS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS EM ASSENTAMENTOS RURAIS

Autores/as

  • Isabel Christina Gonçalves Oliveira FaSeM

Palabras clave:

Reciprocidade, Recursos Naturais, Assentamentos Rurais, Organizações, Dilemas sociais

Resumen

O meio ambiente e os recursos naturais nele encontrados são essenciais para a subsistência humana. É expressivo o número de atividades que dependem
predominantemente dos recursos naturais para seu funcionamento, uma vez que eles são de uso comum, acesso aberto a todos os apropriadores. Como exemplo, tem-se as atividades agropecuárias desenvolvidas também em assentamentos rurais. Tais atividades que são realizadas na maioria das vezes por pequenos produtores com pouco suporte tecnológico, acentuam os dilemas sociais nos assentamentos, fazendo se necessário a criação de arranjos institucionais para amenizar esses impactos negativos. Com isso, este artigo focaliza no uso comum dos recursos naturais disponíveis nos assentamentos rurais e em como os indivíduos gerenciam tais recursos. Além disso, enfatiza sobre a importância do uso de regras e normas nos assentamentos e se as organizações alcançam seu objetivo principal que são os interesses comuns de seus membros. A pesquisa realizada é qualitativa, pautada em suporte teórico de autores renomados acerca do tema e no fim, depreende-se com a importância das ações coletivas para a sobrevivência no cenário dos assentamentos rurais.

Biografía del autor/a

Isabel Christina Gonçalves Oliveira, FaSeM

Mestra em Direito Agrário pelo PPGDA/UFG, coordenadora do curso de Direito e docente da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM).

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

OLIVEIRA, . I. C. G. RESPEITAR, USAR E COMPARTILHAR: OS DILEMAS SOCIOAMBIENTAIS ENCONTRADOS NO USO DOS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS EM ASSENTAMENTOS RURAIS . Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 22, p. 24–43, 2025. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/288. Acesso em: 25 feb. 2025.