JOGO DO DNA: UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM E CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE DNA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Handilany Thamiris de Araújo Souza
  • Keli Eloide Ferreira
  • Paloma Aparecida de Castro Ribeiro
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-1517-8931
  • Eder Aldemar
  • Érica Molfetti Martins

Palavras-chave:

Ensino de genética, jogo do DNA, ensino e aprendizagem, novas metodologias

Resumo

A genética é uma disciplina que desperta interesse nos alunos, apesar disto, verificamos certa dificuldade nos processos de ensino e aprendizagem desta. Com objetivo de favorecer a aprendizagem, metodologias alternativas vêm sendo utilizadas para o ensino de genética. Assim, o presente trabalho demonstra que a utilização dos jogos favorece os processos de ensino e aprendizagem desta disciplina, em especial para o tópico de ácidos nucléicos. Para tanto realizamos uma intervenção em uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte e verificamos que o jogo do DNA é uma ferramenta eficaz para aprendizagem e também para a consolidação de conteúdos de ácidos nucléicos. Acreditamos que a utilização de jogos pode contribuir efetivamente para a aprendizagem de genética.

Biografia do Autor

Handilany Thamiris de Araújo Souza

Graduanda em Ciências Biológicas

Keli Eloide Ferreira

Graduanda em Ciências Biológicas

Paloma Aparecida de Castro Ribeiro

Graduanda em Ciências Biológicas

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre em ensino de Ciências e Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Departamento de Ciências Biológicas.

Eder Aldemar

Graduado em Ciências Biológicas, professor da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Érica Molfetti Martins

Mestre em genética, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

2018-08-31