ENSINO DE PARASITOSES INTESTINAIS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM MASSINHA

Autores

  • Marianne Cecília dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Isabela Gaipo Costa
  • Quézia Dias Texeira
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-1517-8931
  • Léa Márcia Ferreira Nicácio Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Parasitologia. Modelos didáticos. Atividades lúdicas

Resumo

O ensino de parasitologia é de grande relevância, pois através do mesmo é possível contribuir para diminuir o número de casos de algumas parasitoses. A aquisição de conhecimentos favorece com que os alunos sejam capazes de previr sobre determinadas doenças. O ambiente escolar torna-se então, o local favorável para adquirir estes conhecimentos, em especial quando utiliza-se de metodologias alternativas. O presente trabalho busca demonstrar a eficácia de uma atividade lúdica para os processos de ensino e aprendizagem de parasitologia, através do desenvolvimento de modelos didáticos pelos próprios alunos. Para tanto foi realizada uma intervenção em uma escola pública, com alunos do ensino fundamental. Realizou-se um pré-teste para verificar os conhecimentos dos alunos, em seguida uma aula expositiva seguida de elaboração de modelos didáticos pelos alunos e um pós-teste. Os resultados obtidos demonstram que o ensino de parasitologia é necessário para diminuir os casos de doença, que a escola é realmente um local adequado para a sua realização. E principalmente, que metodologias alternativas geram bons resultados nos processos de ensino e aprendizagem em parasitologia.

Biografia do Autor

Isabela Gaipo Costa

Estudante de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais

Quézia Dias Texeira

Licenciada em Ciências Biológicas

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre em ensino de Ciências e Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Departamento de Ciências Biológicas.

Léa Márcia Ferreira Nicácio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ciências Ambientais. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité.

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano Edições técnicas. 1. ed. 2003.

ALVES, Maria de Lima. et al. Cartilha educativa em quadrinhos como instrumento de divulgação cientifica sobre leishmanioses no Rio Grande do Norte. In: SBEnBio – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA. 19., 2014. São Paulo.V Encontro Nacional de Ensino em Biologia de Ensino de Biologia da Regional 1. São Paulo: Revista da SBEnBio, 2014. p. 5428 – 5436. Disponível em: < http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0157-1.pdf> Acesso em 10 de jun. 2016

BARBOSA, Loeste de Arruda et al. A educação em saúde como instrumento na prevenção de parasitoses. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 22, n. 4, pp. 272 – 278, Out./Dez. 2009. Disponível em: < http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/article/view/1048.> Acesso em 15 de jun. 2016

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 1997. 45 p.

BERNARDES, Lais de Souza. et al. Uso de metodologias alternativas no ensino de Ciências: um estudo realizado com o conteúdo de serpentes. Ensino, Saúde, Ambiente, v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: < http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/476> Acesso em 20 de jun. 2016

CHAGURI, J. P. O Uso de Atividades Lúdicas no Processo de Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira para Aprendizes Brasileiros. In: UNICAMP. Publicações de Alunos Graduados e Pós-Graduados do Instituto de Estudos da Linguagem – São Paulo. Versão On-line São Paulo: UNICAMP, 2006. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/>. Acesso em 08 de Junho de 2016.

CONCEIÇÃO, Laíza, Caroline Alves; SANTOS, Thaíse de Santana; NASCIMENTO, Lia Midori Mayer. Proposta de atividade lúdica para o ensino das parasitoses destinada ao 2º ano do Ensino Médio. Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão – SE. nº 5, 2012. Disponível em: < http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/62.pdf>. Acesso em 16 de jun. 2016

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia 4ª. Ed. Editora Universidade de São Paulo. São Paulo. 194 p. 2005.

LIMA, Jonatas Pereira; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Ensino de ciências e biologia: o uso de modelos didáticos em porcelana fria para o ensino, sensibilização e prevenção das parasitoses intestinais. Campina Grande, II Conedu, 2015. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4705_08092015115709.pdf> Acesso em 08 de jun. 2016

MALUF, A. C. M. Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. 2006. Disponível em:http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=850. Acesso em: 08 de Junho de 2016.

MATOS, Claúdia Helena Cysneiros. et al. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia Revista de Biologia e Ciências da Terra. Paraíba, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: < http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/3matos-51816c32b2719.pdf>. Acesso em 13 de jun. 2016

MAYER, Richard E.(Org.). The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge, Cambridge Universty Press, 2005.

MELLO, F. C. S. et al. Prevalência de Parasitoses em Escolares da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paso de los Libres no Município de Uruguaiana, RS. São Paulo, NewsLab, n. 116, pp. 104-115, 2013.

OLIVEIRA, Fernando; et al. Construção de conhecimentos sobre a Teníase entre crianças do município de Santo Ângelo – RS. Rio Grande do Sul, Revista Mirante, v. 3, n. 1, Dez. 2013. Disponível em: < acos.edu.br/publicacoes/revistas/mirante/dezembro_2013/pdf/construcao_de_conhecimentos_sobre_a_teniase_entre_criancas_do_municipio_de_santo_angelo_rs.pdf>. Acesso em 11 de jun. 2016

OLIVEIRA, João Luiz Leão de. Parasitoses intestinais: o ensino como ferramenta principal na minimização destas patologias. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Centro Universitário de Volta Redonda, 2013. Disponível em: < http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2013/19.pdf> Acesso em 17 de jun. 2016

SACCHETTO, Karen Kauffam; et al. O Ambiente Lúdico como Fator Motivacional na Aprendizagem Escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 28-36. 2011. Disponível em: < http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Pos-Graduacao/Docs/Cadernos/Volume_11/Kaufmann-Sacchetto_et_al_v_11_n_1_2011artigo_2.pdf> Acesso em 17 de jun. 2016

SILVA, Junielson Soares; DANTAS, Sandra Maria Mendes de Moura. Conhecendo as parasitoses do Brasil: jogo de tabuleiro. Piauí, Revista SBEnBio, n. 7, Out. 2014. Disponível em: < http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0323-2.pdf>. Acesso em 13 de jun. 2016.

SOUZA, Luccas Melo; WEGNER Wiliam.; GORINI Maria Isabel Pinto Coelho. Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. RevistaLatino-americana de Enfermagem, v. 15, n. 2, pp. 337 – 343, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n2/pt_v15n2a22.pdf> . Acesso em 15 de jun. 2016

TESCH, R. Qualitative research: analysis types and software tools. Basingstoke: The Falmer Press, 1990.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

SANTOS, M. C. dos; COSTA, I. G.; TEXEIRA, Q. D.; COSTA, F. de J.; NICÁCIO, L. M. F. ENSINO DE PARASITOSES INTESTINAIS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM MASSINHA. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 09, p. 5–15, 2016. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/93. Acesso em: 22 dez. 2024.