ENSINO DE PARASITOSES INTESTINAIS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM MASSINHA

Autores

  • Marianne Cecília dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Isabela Gaipo Costa
  • Quézia Dias Texeira
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-1517-8931
  • Léa Márcia Ferreira Nicácio Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Parasitologia. Modelos didáticos. Atividades lúdicas

Resumo

O ensino de parasitologia é de grande relevância, pois através do mesmo é possível contribuir para diminuir o número de casos de algumas parasitoses. A aquisição de conhecimentos favorece com que os alunos sejam capazes de previr sobre determinadas doenças. O ambiente escolar torna-se então, o local favorável para adquirir estes conhecimentos, em especial quando utiliza-se de metodologias alternativas. O presente trabalho busca demonstrar a eficácia de uma atividade lúdica para os processos de ensino e aprendizagem de parasitologia, através do desenvolvimento de modelos didáticos pelos próprios alunos. Para tanto foi realizada uma intervenção em uma escola pública, com alunos do ensino fundamental. Realizou-se um pré-teste para verificar os conhecimentos dos alunos, em seguida uma aula expositiva seguida de elaboração de modelos didáticos pelos alunos e um pós-teste. Os resultados obtidos demonstram que o ensino de parasitologia é necessário para diminuir os casos de doença, que a escola é realmente um local adequado para a sua realização. E principalmente, que metodologias alternativas geram bons resultados nos processos de ensino e aprendizagem em parasitologia.

Biografia do Autor

Isabela Gaipo Costa

Estudante de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais

Quézia Dias Texeira

Licenciada em Ciências Biológicas

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre em ensino de Ciências e Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Departamento de Ciências Biológicas.

Léa Márcia Ferreira Nicácio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ciências Ambientais. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité.

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Publicado

2016-12-16