ENSINO DE PARASITOSES INTESTINAIS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM MASSINHA
Palabras clave:
Parasitologia. Modelos didáticos. Atividades lúdicasResumen
O ensino de parasitologia é de grande relevância, pois através do mesmo é possível contribuir para diminuir o número de casos de algumas parasitoses. A aquisição de conhecimentos favorece com que os alunos sejam capazes de previr sobre determinadas doenças. O ambiente escolar torna-se então, o local favorável para adquirir estes conhecimentos, em especial quando utiliza-se de metodologias alternativas. O presente trabalho busca demonstrar a eficácia de uma atividade lúdica para os processos de ensino e aprendizagem de parasitologia, através do desenvolvimento de modelos didáticos pelos próprios alunos. Para tanto foi realizada uma intervenção em uma escola pública, com alunos do ensino fundamental. Realizou-se um pré-teste para verificar os conhecimentos dos alunos, em seguida uma aula expositiva seguida de elaboração de modelos didáticos pelos alunos e um pós-teste. Os resultados obtidos demonstram que o ensino de parasitologia é necessário para diminuir os casos de doença, que a escola é realmente um local adequado para a sua realização. E principalmente, que metodologias alternativas geram bons resultados nos processos de ensino e aprendizagem em parasitologia.
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