JOGO DO DNA: UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM E CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE DNA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE BELO HORIZONTE

Autores/as

  • Handilany Thamiris de Araújo Souza
  • Keli Eloide Ferreira
  • Paloma Aparecida de Castro Ribeiro
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-1517-8931
  • Eder Aldemar
  • Érica Molfetti Martins

Palabras clave:

Ensino de genética, jogo do DNA, ensino e aprendizagem, novas metodologias

Resumen

A genética é uma disciplina que desperta interesse nos alunos, apesar disto, verificamos certa dificuldade nos processos de ensino e aprendizagem desta. Com objetivo de favorecer a aprendizagem, metodologias alternativas vêm sendo utilizadas para o ensino de genética. Assim, o presente trabalho demonstra que a utilização dos jogos favorece os processos de ensino e aprendizagem desta disciplina, em especial para o tópico de ácidos nucléicos. Para tanto realizamos uma intervenção em uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte e verificamos que o jogo do DNA é uma ferramenta eficaz para aprendizagem e também para a consolidação de conteúdos de ácidos nucléicos. Acreditamos que a utilização de jogos pode contribuir efetivamente para a aprendizagem de genética.

Biografía del autor/a

Handilany Thamiris de Araújo Souza

Graduanda em Ciências Biológicas

Keli Eloide Ferreira

Graduanda em Ciências Biológicas

Paloma Aparecida de Castro Ribeiro

Graduanda em Ciências Biológicas

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre em ensino de Ciências e Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Departamento de Ciências Biológicas.

Eder Aldemar

Graduado em Ciências Biológicas, professor da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Érica Molfetti Martins

Mestre em genética, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Citas

BARBOSA, Maralise Dorneles; COSTA, Gustavo Marques. Ácidos Nucléicos: Como entender isso? Genética na Escola. v. 6, n. 1, 2011. Disponível em: <http://media.wix.com/ugd/b703be_6d7a0c4d6737499b8adc201c525cbb83.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2015

BRÃO, Ariane Francielle Silva; PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides. Biotécnétika: possibilidade do jogo no ensino de genética. Revista Electrónica de Enseñanza e las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 55-76, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BONZANINI, Taitiâny Kárita. Temas da Genética contemporânea e o Ensino de Ciências: que materiais são produzidos pelas pesquisas e que materiais os professores utilizam? In: VIII ENPEC, 2011. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0389-2.pdf> Acesso em 14 de fev. 2015

BORUCHOVITCH, et al. Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos. Educação Temática Digital, v. 15, n. 3, p. 425-442, 2013.

CARVALHO, Elvis Franklin Fernandes; BRAGA, Petrônio Emanuel Timbó. O jogo de tabuleiro como estratégia auxiliadora para o ensino de zoologia, com ênfase para serpentes. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 6, n. 3, p. 202-217, 2013.

FERREIRA, Keli Eloide, et al. Conhecimentos de genética adquiridos por alunos do ensino médio: a necessidade de repensar os processos de ensino e aprendizagem desta disciplina. In: Anais III Encontro regional de Ensino de Biologia, Regional 4, EREBIO, 2015.

JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento

pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 282-293. 2010. Disponível em: < http://www.cienciasecognicao.org>. Acesso em 09 de fev. 2015.

KALAMAR, Lucicléia; MACHADO, Camila Juraszeck. Levantamento e classificação das analogias presentes em livros didáticos de biologia do ensino médio, com enfoque no tema genética. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, n. 3. p. 30-49, 2014.

MACEDO, L. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de pesquisa, 93, p. 5-10, 1995.

MONTENEGRO, Luciana Araújo; ARAUJO, Magnólia F. Florêncio; PETROVICH, Ana Carolina Iorio. Ludicidade em sala de aula: o jogo da pirâmide alimentar como uma proposta para o estudo dos alimentos e da nutrição no ensino médio. Revista da Sbenbio, n. 7, 2014. Disponível em: < http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0060-1.pdf>. Acesso em 30 de maio de 2015

MARTINEZ, Emanuel Ricardo Monteiro; FUJIHARA, Ricardo Toshio; MARTINS, César. Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na Escola. v. 3, n. 2, 2008. Disponível em: <http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wpcontent/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-32-Artigo-05.pdf>. Acesso em 16 de fev. 2015

OLIVEIRA, Almir Almeida. Observação e entrevista em pesquisa qualitativa. Revista FACEVV, n. 4, 2010.

OLIVEIRA, Cristina Magela; ARRUDA, Ana Maria da Silva. Construindo peptídeos com contas coloridas: uma atividade para simulação da etapa de tradução do mRNA. In: Anais III Encontro regional de Ensino de Biologia, Regional 4, EREBIO, 2015

SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir. A história da ciência como aliada ao ensino de genética. Genética na Escola, v. 11, n. 7, 2012. Disponível em:

<http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-11-Artigo-07.pdf>. Acesso em 15 de fev. 2015

VESTENA, Rosemar de Freitas; LORETO, Élgion L. da Silva; SEPEL, Maria Nunes.

Construção de heredograma da própria família. Uma proposta interdisciplinar e

contextualizada para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza e las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2015.

YAMAZAKI, Regiane Magalhães de Oliveira. Construção do conceito de gene por meio de jogos pedagógicos. Dissertação apresentada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul como parte dos requisitos necessários à obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências. Campo Grande, 2010. Disponível em: <http://repositorio.cbc.ufms.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1322/1/Regiani%20Yamazaki.pdf>. Acesso em: 09 de julho de 2015

ZANON, Dulcimeire A. Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, Robson Caldas de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciência e Cognição, v. 13, n.1, 2008.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

DE ARAÚJO SOUZA, H. T.; FERREIRA, K. E.; DE CASTRO RIBEIRO, P. A.; COSTA, F. de J.; ALDEMAR, E.; MARTINS, Érica M. JOGO DO DNA: UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM E CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE DNA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE BELO HORIZONTE. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 10, p. 5–18, 2018. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/102. Acesso em: 23 nov. 2024.