O INDIVÍDUO COMO SER SOCIAL

Autores

  • Kelly Cristiny Martins Evangelista Universidade Estadual de Goiás/ Universidade Federal de Goiás
  • Tadeu João Ribeiro Baptista UFG
  • Jean Fabrício Dias Verissímo UNIFIMES

Palavras-chave:

Ser social. Indivíduo. Trabalho. Sociedade

Resumo

Este texto pretende analisar a relação presente entre a noção de individuo como ser social a partir das contribuições de Marx e Engels. Foi feita a revisão de duas obras: a ideologia alemã e manuscritos econômico-filosóficos contendo, nelas, conceitos fundamentais para entender a sociedade. O objetivo do texto é aprofundar-se na construção histórica do conceito de indivíduo enquanto ser social, apontando a relação do trabalho e possíveis mediadores que justifiquem a compreensão dessa contradição. 

Biografia do Autor

Kelly Cristiny Martins Evangelista, Universidade Estadual de Goiás/ Universidade Federal de Goiás

Graduada pela Universidade Estadual de Goiás (2012); especialista em docência do ensino superior (2014). Ministrou aulas pela secretaria Estadual de Educação de Goiás entre 2012 e 2014 e oficinas de danças populares no projeto mais educação em 2013. Trabalha com ênfase nas temáticas Prática Pedagógica, Educação Física Escolar, Dança, Natação, Gênero e Inclusão. Atualmente exerce atividades relacionas aos processos de inclusão no ensino superior na Universidade Estadual de Goiás.

Referências

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984.

RESENDE, Anita Cristina Azevedo. Ontologia e práxis: a historicidade do ser social. Goiânia: UFG – Faculdade de educação, 20 set. 2016. Aula ministrada no programa de Pós-Graduação em Educação/mestrado e doutorado da Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)