O INDIVÍDUO COMO SER SOCIAL

Authors

  • Kelly Cristiny Martins Evangelista Universidade Estadual de Goiás/ Universidade Federal de Goiás
  • Tadeu João Ribeiro Baptista UFG
  • Jean Fabrício Dias Verissímo UNIFIMES

Keywords:

Ser social. Indivíduo. Trabalho. Sociedade

Abstract

Este texto pretende analisar a relação presente entre a noção de individuo como ser social a partir das contribuições de Marx e Engels. Foi feita a revisão de duas obras: a ideologia alemã e manuscritos econômico-filosóficos contendo, nelas, conceitos fundamentais para entender a sociedade. O objetivo do texto é aprofundar-se na construção histórica do conceito de indivíduo enquanto ser social, apontando a relação do trabalho e possíveis mediadores que justifiquem a compreensão dessa contradição. 

Author Biography

Kelly Cristiny Martins Evangelista, Universidade Estadual de Goiás/ Universidade Federal de Goiás

Graduada pela Universidade Estadual de Goiás (2012); especialista em docência do ensino superior (2014). Ministrou aulas pela secretaria Estadual de Educação de Goiás entre 2012 e 2014 e oficinas de danças populares no projeto mais educação em 2013. Trabalha com ênfase nas temáticas Prática Pedagógica, Educação Física Escolar, Dança, Natação, Gênero e Inclusão. Atualmente exerce atividades relacionas aos processos de inclusão no ensino superior na Universidade Estadual de Goiás.

References

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984.

RESENDE, Anita Cristina Azevedo. Ontologia e práxis: a historicidade do ser social. Goiânia: UFG – Faculdade de educação, 20 set. 2016. Aula ministrada no programa de Pós-Graduação em Educação/mestrado e doutorado da Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação.

Published

2018-08-31

How to Cite

EVANGELISTA, K. C. M.; BAPTISTA, T. J. R.; VERISSÍMO, J. F. D. O INDIVÍDUO COMO SER SOCIAL. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 10, p. 61–76, 2018. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/105. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)