O INDIVÍDUO COMO SER SOCIAL
Palabras clave:
Ser social. Indivíduo. Trabalho. SociedadeResumen
Este texto pretende analisar a relação presente entre a noção de individuo como ser social a partir das contribuições de Marx e Engels. Foi feita a revisão de duas obras: a ideologia alemã e manuscritos econômico-filosóficos contendo, nelas, conceitos fundamentais para entender a sociedade. O objetivo do texto é aprofundar-se na construção histórica do conceito de indivíduo enquanto ser social, apontando a relação do trabalho e possíveis mediadores que justifiquem a compreensão dessa contradição.
Citas
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo. Ontologia e práxis: a historicidade do ser social. Goiânia: UFG – Faculdade de educação, 20 set. 2016. Aula ministrada no programa de Pós-Graduação em Educação/mestrado e doutorado da Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.