TÉCNICAS PEDAGÓGICAS E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Autores

  • Renner Silva de Oliveira Filho
  • Claudisom Martins de Oliveira
  • Julianna Mendes Brito Falcão

Palavras-chave:

Didática, Técnicas de ensino, Técnicas pedagógicas, Ciências da saúde

Resumo

Este artigo é o resultado de reflexões e discussões realizadas no curso de pós-graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior sobre os saberes necessários para a docência e também da preocupação sobre a importância da profissionalização dos docentes para o ensino, em especial, os que atuam ou pretendem atuar no ensino superior em cursos da área de conhecimento Ciências da Saúde. Diante do questionamento: Quais os saberes e técnicas pedagógicas que podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes da área de Ciências da Saúde no processo de ensino-aprendizagem?, a pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica, objetivou identificar e realizar uma análise descritiva de práticas didáticas e técnicas pedagógica que possibilitem a melhoria do ensino, esperando contribuir de forma positiva com o desenvolvimento das atividades inerentes à função docente. A pesquisa permitiu observar que esses docentes sofrem por estar diante do estudante e não ter uma prática didática capaz de estimulá-lo, não se “vira” professor de uma hora para outra, na verdade, se constrói o ser professor, com formação adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino. O trabalho induz a uma necessidade urgente de se introduzir conhecimentos pedagógicos na formação inicial e continuada dos docentes de nível superior da área de Saúde, no sentido de possibilitar a diversidade de modelo de aula atualmente concebido.

Biografia do Autor

Renner Silva de Oliveira Filho

Fisioterapeuta e Acupunturista

Referências

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

DE OLIVEIRA FILHO, R. S.; DE OLIVEIRA, C. M.; FALCÃO, J. M. B. TÉCNICAS PEDAGÓGICAS E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 10, p. 19–34, 2018. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/106. Acesso em: 22 dez. 2024.