TÉCNICAS PEDAGÓGICAS E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Palabras clave:
Didática, Técnicas de ensino, Técnicas pedagógicas, Ciências da saúdeResumen
Este artigo é o resultado de reflexões e discussões realizadas no curso de pós-graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior sobre os saberes necessários para a docência e também da preocupação sobre a importância da profissionalização dos docentes para o ensino, em especial, os que atuam ou pretendem atuar no ensino superior em cursos da área de conhecimento Ciências da Saúde. Diante do questionamento: Quais os saberes e técnicas pedagógicas que podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes da área de Ciências da Saúde no processo de ensino-aprendizagem?, a pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica, objetivou identificar e realizar uma análise descritiva de práticas didáticas e técnicas pedagógica que possibilitem a melhoria do ensino, esperando contribuir de forma positiva com o desenvolvimento das atividades inerentes à função docente. A pesquisa permitiu observar que esses docentes sofrem por estar diante do estudante e não ter uma prática didática capaz de estimulá-lo, não se “vira” professor de uma hora para outra, na verdade, se constrói o ser professor, com formação adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino. O trabalho induz a uma necessidade urgente de se introduzir conhecimentos pedagógicos na formação inicial e continuada dos docentes de nível superior da área de Saúde, no sentido de possibilitar a diversidade de modelo de aula atualmente concebido.
Citas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, A. M. T.; MENEZES, C. S.; CURY, D. Um Ambiente Integrado para Apoiar a Avaliação da Aprendizagem Baseado em Mapas Conceituais. XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNISINOS 2002.
BOCCHI, S. C. M.; PESSUTO, J.; DELL’AQUA, M.C.Q. Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, n. 3, pp. 99-116, dezembro, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: MEC-SEF, 1998.
CASTANHO, Maria Eugênia. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v6, n10, p.51-62, 2002. Disponível em: www.scielo.br/pdf/icse/v6n10/05.pdf. Acesso em: 01/08/2016.
DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.
DUTRA, Italo Modesto (organizador). Trajetórias criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autonomia. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Caderno 7: iniciação científica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16323-seb-traj-criativas-caderno7-iniciacao-cientifica&category_slug=setembro-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03/04/2016.
GIL, E. S. et al . Estratégias de ensino e motivação de estudantes no ensino superior. Vita et Sanitas, Trindade-Go, n.06, jan-dez./2012. Disponível em: www.fug.edu.br/revista/index.php/VitaetSanitas/article/download/51/43. Acesso em: 08/07/2016.
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Artmed, Porto Alegre, p. 100, 1998.
KRAMER, S., JOBIM, S., SOUZA, S. Histórias de professores. São Paulo: Ática, 1996.
KREMER, R.; GAINES, B. R. Groupware Concept Mapping Techniques. Proceedings SIGDOC’94: ACM 12th Annual International Conference on Systems Documentation. Pp. 156-165. New York: ACM Press, 1994.
LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2.ed. São Paulo, 1990.
LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. IN: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 2011.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B.Learning How to Learn. United States of America: Cambridge,1984.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a profissão. Lisboa: Dom Quixote, 1992 p.15-33.
POZO, J.I.; ECHEVERRÍA, M.D. P. P. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, J.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 15-23, abril, 1999. Disponível em: https://social.stoa.usp.br/articles/0026/3847/Rozendo_et__al_1999.pdf. Acesso em 01/08/2016.
RUIZ-MORENO, L. et al. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 453-463, 2007.
SÁ-CHAVES, I. Portfólios reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED, Sul, 1999.
VEIGA, I. P. A (org). O seminário como técnica de ensino socializado em Técnicas de Ensino: Por que não?. Campinas, SP, Papírus, 1991.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Rev. Socerj, ed. 5, v. 20, pp. 383-386, setembro/outubro, 2007.
VIEIRA, V. M. O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 6, n. 2, pp. 149-153, Uberaba, MG, 2002.
ZAMBARDA, Andrea Bencke et al. Estratégias de Ensino utilizadas na aula universitária: um estudo a partir do curso de Administração de uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense. Revista ADMpg Gestão Estratégica. Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p.27-33, 2015. Disponível em: http://www.admpg.com.br/revista2015_2/Artigos/Artigo3.pdf. Acesso em 01/08/2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.