A Sociologia Transpessoal Como Campo Emergente

Uma breve Introdução

Autores

  • Marcos Augusto de Castro Peres
  • Humberto Schubert Coelho

Palavras-chave:

Sociologia Transpessoal, Psicologia Transpessoal, Experiências de quase morte, Ciências da Saúde

Resumo

este artigo apresenta de forma introdutória a sociologia transpessoal como um novo campo científico das ciências sociais, voltado ao estudo das experiências
místicas, espirituais e de transcendência humana. Na qualidade de subárea germinal da sociologia, proposta por Ken Wilber, a sociologia transpessoal procura tratar os fenômenos transcendentais a partir de evidências científicas, especialmente na área da saúde, a exemplo das experiências de quase-morte (EQMs). Por isso, dialoga diretamente com a psicologia transpessoal, a psiquiatria, a neurociência, a tanatologia e outras áreas correlatas, numa perspectiva multidisciplinar coerente à teoria da complexidade de Edgar Morin. Como exemplo significativo do caráter sui generis da experiência espiritual, analisamos aqui os aspectos subjetivos e socioculturais das experiências de quase-morte (EQMs), mostrando que tais fenômenos podem ser bem descritos por uma sociologia transpessoal.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

PERES, M. A. de C.; COELHO, H. S. . A Sociologia Transpessoal Como Campo Emergente: Uma breve Introdução. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 19, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/261. Acesso em: 21 nov. 2024.