A DIDÁTICA NO ENSINO REMOTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Naicron Alvarenga da Silva FaSeM

Palavras-chave:

Didática, Ensino Remoto, Ensino-Aprendizagem, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a didática no ensino remoto - EaD, em tempos marcados pela epidemia ocorrida pela COVID-19 e suas implicações na prática docente no processo de ensino-aprendizagem, num contexto histórico. Com base legal, tem-se como principal referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que trouxe um referencial etimológico da didática voltado ao ensino remoto, no artigo 80. Para tanto, foram observadas características docentes, discentes e novas variantes sociais e a enalteces que o planejamento dos estudos, do plano de aula se faz tão necessário e corrobora com um melhor resultado na procura pelo conhecimento. Desse modo, a didática é de suma importância para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem atualmente remotos. O tempo da educação se modificou e vem se metamorfoseando, alimentando os estilhaços de esperança, que segundo Paulo Freire, serão adubados pela confiabilidade numa revolução criadora de vida.

Biografia do Autor

Naicron Alvarenga da Silva, FaSeM

Graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás – IFITEG e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor e coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade Serra da Mesa – FaSeM.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

SILVA, N. A. da . A DIDÁTICA NO ENSINO REMOTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 23, p. 88–102, 2025. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/295. Acesso em: 25 fev. 2025.