OS PARADOXOS DA INCLUSÃO E A IGUALDADE DE DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Sheila Santos Carvalho Ribeiro Faculdade Serra da Mesa

Palavras-chave:

Educação, Paradoxos, Direito, Igualdade, Inclusão

Resumo

“Os Paradoxos da Inclusão e a Igualdade de Direito à Educação” tem o propósito de levar a reflexão sobre uma escola de qualidade para todos, através da perspectiva sócio-cultural que considera a influência ideológica construído sócio e culturalmente, o modo como a escola foi e tem sido organizada para atender as pessoas com limitações, a maneira que a sociedade encarrega-se de desenvolver preconceitos em relação às pessoas chamadas “deficientes”. O meio que a escola na prática dispõe de mecanismos para disseminação destes conflitos, na execução da legislação que ampara a educação para “todos,” partindo de contribuições de diferentes áreas do conhecimento, suas aproximações para aplicabilidade do processo, com a compreensão de que a escola de fato não consegue cumprir seu papel social frente  a idéia de uma sociedade mais inclusiva, pois não é só dela que depende  tais contribuições, ela é parte importante desse processo, não podendo resumir parte para entender o todo, sim abrir-se para modelos sistêmicos, compreendendo as conexões e a interdependência com a sociedade, na discussão há preocupação de estarmos nos tornando fragmentos, recortes dentro do contexto e nos afastarmos ainda mais dos objetivos que a lei propõem sobre a valorização da diversidade.

Biografia do Autor

Sheila Santos Carvalho Ribeiro, Faculdade Serra da Mesa

Graduada em Pedagogia (UEG). Pós-graduada em Psicopedagogia e Direito Constitucional. Diretora acadêmica da Faculdade Serra da Mesa, Uruaçu (GO).

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

RIBEIRO, S. S. C. OS PARADOXOS DA INCLUSÃO E A IGUALDADE DE DIREITO À EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 01, p. 73–81, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/8. Acesso em: 26 dez. 2024.