OS PARADOXOS DA INCLUSÃO E A IGUALDADE DE DIREITO À EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Paradoxos, Direito, Igualdade, InclusãoResumo
“Os Paradoxos da Inclusão e a Igualdade de Direito à Educação” tem o propósito de levar a reflexão sobre uma escola de qualidade para todos, através da perspectiva sócio-cultural que considera a influência ideológica construído sócio e culturalmente, o modo como a escola foi e tem sido organizada para atender as pessoas com limitações, a maneira que a sociedade encarrega-se de desenvolver preconceitos em relação às pessoas chamadas “deficientes”. O meio que a escola na prática dispõe de mecanismos para disseminação destes conflitos, na execução da legislação que ampara a educação para “todos,” partindo de contribuições de diferentes áreas do conhecimento, suas aproximações para aplicabilidade do processo, com a compreensão de que a escola de fato não consegue cumprir seu papel social frente a idéia de uma sociedade mais inclusiva, pois não é só dela que depende tais contribuições, ela é parte importante desse processo, não podendo resumir parte para entender o todo, sim abrir-se para modelos sistêmicos, compreendendo as conexões e a interdependência com a sociedade, na discussão há preocupação de estarmos nos tornando fragmentos, recortes dentro do contexto e nos afastarmos ainda mais dos objetivos que a lei propõem sobre a valorização da diversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.