A ideologia da escola para Althusser: definições e contraposições

Autores

  • Sheila Santos Carvalho Ribeiro Faculdade Serra da Mesa (FASEM)

Palavras-chave:

Ideologia, Educação, Contradições

Resumo

Quanto se cria instituições, a sociedade cria mecanismos que podem contribuir para diminuir as desigualdades sociais, econômicas e culturais ou acentuar ainda mais as mesmas. Passando de instrumento de superação a instrumento de controle sobre a vida das pessoas. Diante das contribuições crítico reprodutivista feitas por Althusser e Ilichi, onde é forte a presença do fracasso do modo como as instituições, em especial e escola se faz. Ao posicionamento de Cury sobre o elemento da contradição, revelando papel motor para a luta de superação, por conseguinte os aspectos definidos por Freire, na essência da negação da pedagogia dos oprimidos para pedagogia dos homens, convocando para atitude política, que em harmonia com a fenomenologia, da époque de Husserl, por Adão Peixoto, do Personalismo de Mounier, confirma a preciosa e possível, embora complexa humanização que a educação pode revelar para as pessoas.

Biografia do Autor

Sheila Santos Carvalho Ribeiro, Faculdade Serra da Mesa (FASEM)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia e Direito Constitucional. Atualmente é diretora acadêmica da FASEM.

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Publicado

2012-12-20