A ideologia da escola para Althusser: definições e contraposições

Autores/as

  • Sheila Santos Carvalho Ribeiro Faculdade Serra da Mesa (FASEM)

Palabras clave:

Ideologia, Educação, Contradições

Resumen

Quanto se cria instituições, a sociedade cria mecanismos que podem contribuir para diminuir as desigualdades sociais, econômicas e culturais ou acentuar ainda mais as mesmas. Passando de instrumento de superação a instrumento de controle sobre a vida das pessoas. Diante das contribuições crítico reprodutivista feitas por Althusser e Ilichi, onde é forte a presença do fracasso do modo como as instituições, em especial e escola se faz. Ao posicionamento de Cury sobre o elemento da contradição, revelando papel motor para a luta de superação, por conseguinte os aspectos definidos por Freire, na essência da negação da pedagogia dos oprimidos para pedagogia dos homens, convocando para atitude política, que em harmonia com a fenomenologia, da époque de Husserl, por Adão Peixoto, do Personalismo de Mounier, confirma a preciosa e possível, embora complexa humanização que a educação pode revelar para as pessoas.

Biografía del autor/a

Sheila Santos Carvalho Ribeiro, Faculdade Serra da Mesa (FASEM)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia e Direito Constitucional. Atualmente é diretora acadêmica da FASEM.

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

RIBEIRO, S. S. C. A ideologia da escola para Althusser: definições e contraposições. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 02, p. 82–89, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/21. Acesso em: 23 nov. 2024.