PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS DE Copaifera langsdorffii PERTENCENTE À FAMÍLIA LEGUMINOSAE
Palavras-chave:
Plantas medicinais. Copaifera langsdorffii. Copaíba. Estudo fitoquímico. Metabólitos secundários.Resumo
Ressaltando a grande importância do uso das plantas medicinais na medicina popular se faz necessário à realização de estudos sobre as mesmas, sendo assim, o objetivo principal do presente estudo se configura na realização do estudo fitoquímico de folhas da espécie Copaifera langsdorffii, popularmente conhecida como copaíba, pertencente à família Leguminosae e ao gênero Copaifera, localizada na Região Sudoeste, Amazônica e no bioma Cerrado. As folhas foram adquiridas na Feira do Raizeiro, localizada na Feira Coberta (CEPALUR) da cidade de Uruaçu-GO. Os testes quantitativos de caracterização de metabólitos secundários foram realizados a partir da amostra pulverizada da folha, seguindo a metodologia de Paula e Bara (2007). Por meio do estudo fitoquímico os testes foram positivos para antraquinonas, esteróides e triterpenóides, flavonóides, saponinas e taninos, e foram negativos para alcalóides e cumarinas. A partir desses resultados pode-se associar a presença desses metabólitos secundários às atividades biológicas apresentadas pela espécie.Downloads
Publicado
2016-12-16
Como Citar
GONÇALVES, A. C. R.; MIRANDA, O. N. S.; ARAÚJO, L. L. N. PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS DE Copaifera langsdorffii PERTENCENTE À FAMÍLIA LEGUMINOSAE. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 09, p. 37–54, 2016. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/96. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.