Relato de Experiência: Atividade Educativa no Centro de Referência em Educação Infantil
Abstract
A fisioterapia cada vez mais vem se inserindo em novos âmbitos e mostrando sua importância e eficácia em diversas situações. Essa experiência teve como objetivo levar a fisioterapia para uma área diferente onde ela se mostra bastante necessária, tanto para as crianças que convivem no CREI como para os profissionais que ali trabalham em prol dessas crianças. A partir dessa vivência observamos como resultados a possibilidade do serviço refletir sobre seu conceito de saúde e desenvolvimento psicomotor das crianças, para evitar possíveis distúrbios cognitivos daquelas crianças.
References
CAMPOS, M. M.; ROSEMBERG, F.; FERREIRA, I. M. Creches e pré-escolas no Brasil. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Yundt K, Geddes RF. Physical therapy in the educational environment. In: Pediatric physical therapy. Tecklin JS, editor. 5. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2015
.
Knoblock H, Passamanick B. Diagnóstico do desenvolvimento: avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e na criança pequena – o normal e o patológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 1987.
Gonçalves LL, Voos MC, Almeida MHM, Caromano FA. Massage and storytelling reduce aggression and improve academic performance in children attending elementary school. Occup Ther Int. [Internet]. 2017. [acesso em 14 fev 2017]. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ oti/2017/5087145 .
Santos DCC, Tolocka RE, Carvalho J, Heringer LRC, Almeida CM, Miquelote AF. Desempenho motor grosso e sua associação com fatores neonatais, familiares e de exposição à creche em crianças até três anos de idade; 2009.
Martinello M, Nazario PF, Marques LZ, Ries LGK, Lando C. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças matriculadas em creches públicas;2011.
Meira BC, Matos RR, Cândido KT, Marques HR. O desenvolvimento motor em crianças de 0 a 2 anos que frequentam creche pública em período integral;
Oliveira SMS, Almeida CS, Valentini NC. Programa de fisioterapia aplicado no desenvolvimento motor de bebês saudáveis em ambiente familiar ;2012.
LANDMANN, LM; RUZZA, P; CHESANI, FH. Espaço educacional e a possibilidade de atuação do fisioterapeuta ;2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.