Relato de Experiência: Atividade Educativa no Centro de Referência em Educação Infantil

Autores/as

  • Paula Lacerda UFPB
  • Larissa Ferreira UFPB
  • Aída Lacerda UFPB
  • Cristina Katya Torres Teixeira Mendes
  • Thais Josy Castro Freire De Assis

Resumen

A fisioterapia cada vez mais vem se inserindo em novos âmbitos e mostrando sua importância e eficácia em diversas situações. Essa experiência teve como objetivo levar a fisioterapia para uma área diferente onde ela se mostra bastante necessária, tanto para as crianças que convivem no CREI como para os profissionais que ali trabalham em prol dessas crianças. A partir dessa vivência observamos como resultados a possibilidade do serviço refletir sobre seu conceito de saúde e desenvolvimento psicomotor das crianças, para evitar possíveis distúrbios cognitivos daquelas crianças.

Citas

CAMPOS, M. M.; ROSEMBERG, F.; FERREIRA, I. M. Creches e pré-escolas no Brasil. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Yundt K, Geddes RF. Physical therapy in the educational environment. In: Pediatric physical therapy. Tecklin JS, editor. 5. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2015

.

Knoblock H, Passamanick B. Diagnóstico do desenvolvimento: avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e na criança pequena – o normal e o patológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 1987.

Gonçalves LL, Voos MC, Almeida MHM, Caromano FA. Massage and storytelling reduce aggression and improve academic performance in children attending elementary school. Occup Ther Int. [Internet]. 2017. [acesso em 14 fev 2017]. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ oti/2017/5087145 .

Santos DCC, Tolocka RE, Carvalho J, Heringer LRC, Almeida CM, Miquelote AF. Desempenho motor grosso e sua associação com fatores neonatais, familiares e de exposição à creche em crianças até três anos de idade; 2009.

Martinello M, Nazario PF, Marques LZ, Ries LGK, Lando C. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças matriculadas em creches públicas;2011.

Meira BC, Matos RR, Cândido KT, Marques HR. O desenvolvimento motor em crianças de 0 a 2 anos que frequentam creche pública em período integral;

Oliveira SMS, Almeida CS, Valentini NC. Programa de fisioterapia aplicado no desenvolvimento motor de bebês saudáveis em ambiente familiar ;2012.

LANDMANN, LM; RUZZA, P; CHESANI, FH. Espaço educacional e a possibilidade de atuação do fisioterapeuta ;2009.

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

LACERDA, P.; FERREIRA, L.; LACERDA, A.; CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES; THAIS JOSY CASTRO FREIRE DE ASSIS. Relato de Experiência: Atividade Educativa no Centro de Referência em Educação Infantil. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 15, p. 76–84, 2019. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/165. Acesso em: 23 nov. 2024.