Localização Residencial Urbana e Estratégias de Mercado
Ascensão dos Condomínios Horizontais Residenciais Fechados
Keywords:
condomínios horizontais fechados, Goiânia, FGR Urbanismo, marketing urbanoAbstract
O presente trabalho apresenta algumas considerações sobre a dinâmica territorial da Região Sudeste de Goiânia, pontuando as transformações suscitadas pela implantação de condomínios horizontais residenciais fechados voltados às classes de maior poder aquisitivo. Trata-se de um processo de espraiamento e ocupação rarefeita de áreas periféricas, muitas delas fora do perímetro urbano, áreas rurais e/ou pertencentes a outros municípios. A discussão pauta-se em compreender certas regularidades sobre a configuração espacial interurbana das cidades no contexto contemporâneo, notadamente às representações sociais que este elemento urbano suscita na cultura urbana. Refletir sobre as decisões de localização de determinados estratos sociais que emerge numa ordem espacial permite compreender a receptividade e as motivações para que tornem-se um produto imobiliário muito bem sucedido e protagonista da paisagem urbana da Região Sudeste de Goiânia. Em Goiânia a FGR Incorporadora procurou, dentro dos princípios de marketing city e planejamento estratégico, transformar os condomínios horizontais em um produto industrializado, difundindo um “jeito jardins de viver”, lançando nos últimos vinte e cinco anos, 19 empreendimentos, distribuídos entre Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Além de observar a produção do espaço urbano da Região Metropolitana de Goiânia, o artigo também avalia as contradições entre o “jeito jardins de viver” e as exigências construtivas das unidades unifamilares, pois permite refletir sobre as formas adotadas nesta comercialização e de que maneira são empreendimentos em que a marca é mais valiosa do que efetivamente a qualidade ambiental em si, perpassando desde o imóvel até a localização dos empreendimentos.
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