Inclusão Escolar:

Uso de Recursos de Tecnologia de Comunicação Alternativa Aumentativa na Mediação Pedagógica

Authors

  • Paulyane Cristine da Silva Oliveira
  • Glaucia Tomaz Marques Pereira
  • Samara Lamounier Santana Parreira

Keywords:

Tecnologia Assistiva. Mediação Escolar. Inclusão. Comunicação Alternativa e Aumentativa.

Abstract

O processo de inclusão escolar traz desafios diários para os professores e toda a equipe escolar. Por esse motivo o presente estudo visa investigar como os recursos de tecnologia de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) podem facilitar o processo de mediação escolar promovendo a inclusão efetiva. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio da consulta de artigos científicos publicados nas bases de dados Lilacs, MedLine, Index Psicologia, Caderno de Terapia Ocupacional - Ufscar, BBO - Odontologia. As palavras-chave utilizadas foram “Tecnologia Assistiva”, “Mediação Escolar”, “Tecnologia”, “Inclusão Escolar”, “Tecnologia de Comunicação” e “Tecnologia de Comunicação Alternativa”. Foram encontrados 46 artigos e conforme estabelecido nos critérios de inclusão e exclusão foram analisados integralmente 11 artigos. A análise do referencial teórico publicado sobre o tema permite, inferir que a implementação de Tecnologias Assistivas de Comunicação Alternativa Aumentativa é fundamental para auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem e no desempenho escolar favorecendo o processo de inclusão, mas ainda ocorre de forma superficial, pois os estudos ainda são escassos embora estejam aumentando o numero de publicações sobre o tema.

Published

2020-02-13

How to Cite

PAULYANE CRISTINE DA SILVA OLIVEIRA; GLAUCIA TOMAZ MARQUES PEREIRA; SAMARA LAMOUNIER SANTANA PARREIRA. Inclusão Escolar: : Uso de Recursos de Tecnologia de Comunicação Alternativa Aumentativa na Mediação Pedagógica. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 16, 2020. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/217. Acesso em: 22 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)