Inclusão Escolar:
Uso de Recursos de Tecnologia de Comunicação Alternativa Aumentativa na Mediação Pedagógica
Palabras clave:
Tecnologia Assistiva. Mediação Escolar. Inclusão. Comunicação Alternativa e Aumentativa.Resumen
O processo de inclusão escolar traz desafios diários para os professores e toda a equipe escolar. Por esse motivo o presente estudo visa investigar como os recursos de tecnologia de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) podem facilitar o processo de mediação escolar promovendo a inclusão efetiva. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio da consulta de artigos científicos publicados nas bases de dados Lilacs, MedLine, Index Psicologia, Caderno de Terapia Ocupacional - Ufscar, BBO - Odontologia. As palavras-chave utilizadas foram “Tecnologia Assistiva”, “Mediação Escolar”, “Tecnologia”, “Inclusão Escolar”, “Tecnologia de Comunicação” e “Tecnologia de Comunicação Alternativa”. Foram encontrados 46 artigos e conforme estabelecido nos critérios de inclusão e exclusão foram analisados integralmente 11 artigos. A análise do referencial teórico publicado sobre o tema permite, inferir que a implementação de Tecnologias Assistivas de Comunicação Alternativa Aumentativa é fundamental para auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem e no desempenho escolar favorecendo o processo de inclusão, mas ainda ocorre de forma superficial, pois os estudos ainda são escassos embora estejam aumentando o numero de publicações sobre o tema.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.