Consciência Moral e Ética na Prática Docente no Ensino Superior
Keywords:
Ética, Prática Docente, Ensino Superior, Ética ProfissionalAbstract
Este trabalho se desenvolve com intuito de demonstrar a importância e relevância da prática da ética profissional pelo docente no ensino superior. Para que
este objetivo seja alcançado é necessário entender inicialmente o que é ética e o que prática docente no ensino superior. A ética é o conjunto de regras e normas que norteiam as atitudes e posturas das pessoas, promovendo o bem estar coletivo e o equilíbrio das relações. Já a prática docente faz menção à atividade desenvolvida pelo professor a qual não se encontra presa somente à transmissão de conhecimentos teóricos, mas também ao estabelecimento de interações com os alunos, agindo como um mediador entre os mesmos e a vida social, preparando-os através do desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades e competências. Diante desses conceitos percebe-se que mesmo não possuindo um código de ética específico para a profissão, o professor possui em seu ofício uma carga de responsabilidade, onde espera-se que aja de maneira moral e ética, uma vez que intrínseco à sua atividade está o compromisso com a justiça social já que atua diretamente na formação e desenvolvimentos das novas gerações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.