Consciência Moral e Ética na Prática Docente no Ensino Superior

Autores/as

  • Lucicléia dos Santos Silva
  • Bruno Fernandes da Silva

Palabras clave:

Ética, Prática Docente, Ensino Superior, Ética Profissional

Resumen

Este trabalho se desenvolve com intuito de demonstrar a importância e relevância da prática da ética profissional pelo docente no ensino superior. Para que
este objetivo seja alcançado é necessário entender inicialmente o que é ética e o que prática docente no ensino superior. A ética é o conjunto de regras e normas que norteiam as atitudes e posturas das pessoas, promovendo o bem estar coletivo e o equilíbrio das relações. Já a prática docente faz menção à atividade desenvolvida pelo professor a qual não se encontra presa somente à transmissão de conhecimentos teóricos, mas também ao estabelecimento de interações com os alunos, agindo como um mediador entre os mesmos e a vida social, preparando-os através do desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades e competências. Diante desses conceitos percebe-se que mesmo não possuindo um código de ética específico para a profissão, o professor possui em seu ofício uma carga de responsabilidade, onde espera-se que aja de maneira moral e ética, uma vez que intrínseco à sua atividade está o compromisso com a justiça social já que atua diretamente na formação e desenvolvimentos das novas gerações.

Publicado

2024-02-29

Cómo citar

SILVA, L. dos S.; SILVA, B. F. da . Consciência Moral e Ética na Prática Docente no Ensino Superior. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 19, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/264. Acesso em: 23 nov. 2024.